25 de abril de 2024

Nova ação na Cracolândia prende 2; Doria diz que ‘fluxo vai diminuir’

Dois traficantes foram presos na nova operação da Polícia Militar e da Guarda Civil na região da Cracolândia na manhã deste domingo (11). Segundo o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, eles levavam 774 g de crack e mais R$ 1,6 mil em dinheiro além de três celulares.

Alckmin e o prefeito João Doria destacaram que nenhum tiro foi disparado na nova operação que retirou usuários de drogas da Praça Princesa Isabel. Muitos deles voltaram para a esquina da Rua Helvétia com a Alameda Dino Bueno, onde foi feita a primeira operação policial no dia 21 de maio. Segundo Doria, “o fluxo vai diminuir”.

Policiais militares retiram usuários de drogas da Praça Princesa Isabel, na Cracolândia (Foto: Leonardo Benassatto/Framephoto/Estadão Conteúdo)

Doria afirmou que as ações na Cracolândia vão continuar. “Não tem recuo. Vamos continuar avançando em ação medicinal, urbanística e social”, disse o prefeito. “Não podemos proibir de circular. O que não vamos permitir é instalação de equipamentos financiados pelo PCC. Acabou o shopping center ao ar livre. A Polícia Civil, Denarc, PM e GCM vão manter a ação de combate que já proporcionou redução no volume de vendas, que era de R$ 15 milhões por mês. Isso vai continuar.”

“A intenção não é estabelecer novos endereços, é fazer ações contínuar para que as pessoas possam ser acolhidas, tratadas para garantir a sua sobrevivência. E a reurbanização de toda a área central, com habitação popular, CEU, creche e instalação hospitalar. Tudo em regime de parceria pública com investimentos privados.”

Alckmin destacou que na operação do dia 21 de maio houve prisão de mais de 50 traficantes. Em seguida, governo e Prefeitura iniciaram o trabalho de abordagem e internação de usuários de drogas. “Foram 320 internações no Cratod ou comunidade terapêutica ou hospital. Mais de 3 mil abordagens.”

“Esse é um trabalho permanente, não vai resolver do dia para a noite. Não deve haver concentração porque facilita a vida do traficante e dificulta a abordagem”, disse Alckmin. “Tem que ser o trabalho de tirar o traficante e não deixar ter arma. E de outro lado equipes multiprofissionais abordando.”

Usuários que ficavam na Praça Princesa Isabel observam fogo nas barracas (Foto: Leonardo Benassato/Framephoto/Estadão Conteúdo)

O secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, disse que o objetivo foi acabar com a estrutura de tráfico de drogas montada no local. “Como se monta estrutura como estava montada você vai facilitando isso. É o próprio pequeno traficante que termina abastecendo, aí não é lucrativo para a facção criminosa”, disse o secretário.

Alves disse que os usuários não podem montar barracas e que o policiamento não vai permitir. “Vai continuar tendo policiamento reforçado. Guarda Civil vai monitorar a montagem de barraca. Se montar barraca, vai desmontar.”

“O ambiente todo da Nova Luz está controlado. Eles vão sair. A Polícia Militar vai tirá-los dali”, afirmou o secretário. Ele destacou que não houve disparo de nenhuma bala na operação deste domingo.

Agentes da Força Tática e da Tropa de Choque da Polícia Militar, e da Guarda Civil Metropolitana chegaram às 6h na Praça Princesa Isabel, que reúne a maioria dos usuários de drogas.

O quarteirão da praça foi isolado. Alguns usuários atearam fogo em barracas e uma grande fumaça pode ser vista de longe saindo da praça. Bombeiros estão no local para apagar o fogo.

Os usuários foram retirados da praça. Muitos seguiram em direção à Rua Helvétia. Funcionários da Prefeitura foram à praça fazer a limpeza do local. Há muitas barracas, cobertores e outros objetos espalhados.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost