25 de abril de 2024

Sem direção desde o último sábado, lideranças do PSDB no Acre aguardam decisão da Nacional

Sem direção

Lideranças políticas e militantes de vários partidos estão ansiosas para saber o que vai acontecer com o PSDB acreano, que desde o último sábado (17) ficou sem direção aqui no estado.

Gestão encerrada

Existem muitos rumores quanto ao futuro do partido, mas a única coisa certa é que a gestão do deputado Major Rocha encerrou no último sábado, e cabe, agora, a direção nacional decidir quem irá integrar a nova comissão, que poderá ser nomeada a qualquer momento.
O resto é só especulação. E lenha na fogueira.

Bombeiro

Independente do rumo que o casal Toinha e Zé Vieira for tomar, a oposição precisa sentar com o prefeito Mazinho Serafim e conscientizá-lo de que sozinho, ele não chega a lugar algum. O peemedebista tem sido intransigente e responsável, politicamente, pelo afastamento das principais lideranças da oposição do bloco que visa o Palácio Rio Branco em 2018. Mesmo fazendo uma excelente gestão, é preciso colocar a sandália da humildade.

Bate-boca

A sessão de ontem (21) na Câmara Municipal de Rio Branco foi suspensa antes da explicação pessoal devido a um bate-boca entre o líder do prefeito, vereador Eduardo Farias (PCdoB) e o vereador N. Lima (DEM). Clézio Moreira (PSDB) que presidia os trabalhos, usou da prerrogativa e encerrou a sessão.

Pautando

A Câmara Municipal de Rio Branco continua pautando os maiores debates políticos desse ano, mas deve fracassar no primeiro grande teste: a CPI dos Transportes Coletivos. Uma grande pizza deve ser servida na apreciação do relatório final da comissão que não disse a que veio. Um relatório paralelo será apresentado pelo vereador Roberto Duarte (PMDB).

Fim da teta

Se depender do deputado estadual Gerlhen Diniz (PP) ex-governadores vão deixar de receber a pensão paga pelo estado. Uma representação foi protocolada na manhã de ontem (21) junto a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. Diniz justifica a iniciativa com a aprovação de uma PEC de sua autoria que revogou integralmente o artigo 77 da Constituição estadual que amparava o benefício que ex-governadores e viúvas recebem mensalmente.

Uma grande batalha

Não será fácil. Os beneficiados, incluindo ai senador e deputado federal com mandato, não vão perder a aposentadoria de forma simples, devem lutar pelo direito adquirido até as instâncias superiores, mas, não deixa de ser ética, a causa encampada pelo deputado Diniz.

Progressista

Coincidência ou não, o deputado Gerlhen Diniz é do partido progressista. A mesma sigla do saudoso governador Orleir Cameli que lá atrás, acabou com a aposentadoria para ex-governadores. O benefício retornou na gestão do governador Jorge Viana (PT).

Impedimento

Há quem diga que Vagner Sales está impedido juridicamente de se candidatar em 2018. Neste caso, o Leão do Juruá estaria blefando com relação à sua candidatura. Vagner, porém, já confessou a aliados, que pretende lançar a filha, a deputada federal Jéssica Sales, para assumir a vaga do PMDB ao Senado.

Perdeu a caneta

Vagner Sales amargou recentemente uma grande derrota no Juruá. Apoiou, mas não fez nenhuma das oito subprefeituras em Cruzeiro do Sul. Para quem não defende o projeto de familiocracia no Juruá, isso mostra o enfraquecimento do Leão na região. Vagner chegou essa semana de uma viagem de férias que fez com a família no Peru.

Batendo palmas

Pior das hipóteses porque qualquer dissidência na oposição será prejudicial ao projeto de ganhar as eleições em 2018. Mesmo com um nome forte, como o de Gladson Cameli, rachar palanque não é uma boa ideia. Para as pretensões de fazer as duas vagas ao Senado, essa divisão é catastrófica e pode beneficiar diretamente Jorge Viana e Ney Amorim, ambos do PT.

Forçando a barra

A deputada Leila Galvão (PT) forçou a barra no evento de anúncio do empenho de recursos para o Contorno Viário de Epitaciolândia e Brasileia. Em seu discurso, disse que a proposta é antiga e contou com a colaboração do prefeito de Rio Branco, o engenheiro Marcus Alexandre. Muita gente torceu a cara quando a petista saiu com tal falácia.

Discurso combinado

A bancada do Palácio Rio Branco foi ao encontro com um discurso afinado com relação ao projeto, combinaram de citar o nome do governo e não falar diretamente em Gladson Cameli, mas bancada federal, ao se referir sobre a emenda impositiva que garante as obras.

Palanque desmontado

Esqueceram de combinar tal proposta com o presidente da Câmara Municipal de Brasileia, Rogério Pontes (PMDB), primeiro a discursar, jogou toda estratégia no colo do senador Gladson Cameli, ou seja, deu a César, o que é de César, embora a emenda seja impositiva, o projeto, sabe-se lá porque, estava engavetado no Deracre e os recursos seriam devolvidos em 2016.

Enquanto isso

O Banco Central (BC) manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e reduziu estimativa para a inflação. De acordo com o Relatório de Inflação, divulgado hoje (22), em Brasília, a projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, segue em 0,5% para 2017.

Reformas urgentes

Entretanto, no relatório, o BC cita as reformas propostas pelo governo, como a da Previdência e trabalhista, para que a economia se recupere este ano. “A manutenção, por tempo prolongado, de níveis de incerteza elevados sobre a evolução do processo de reformas e ajustes na economia pode ter impacto negativo sobre a atividade”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost