18 de abril de 2024

Mensagem de ‘bom dia’ no WhatsApp: brasileiro quer eliminar a breguice

Espalhar o bom gosto. Com essas palavras, o publicitário Spartakus Santiago define a iniciativa que teve com o TypeZap, site que reúne belas imagens com dizeres de “bom dia” e “feliz aniversário”, entre outras mensagens que fazem sucesso nos grupos de WhatsApp. O material é gratuito, colaborativo e livre para compartilhar.

A cena parece ser frequente: você recebe uma figura com estética questionável, porém de pessoas queridas, pelo mensageiro. “As imagens vão chegando e eu fico sem graça de responder, porque é tudo muito brega, mas de coração”, explica Santiago. Partindo desse princípio, ele produziu um pacote inicial com dez imagens comemorativas, como parte de um trabalho na pós-graduação da Miami Ad School/ESPM (RJ).

A ideia é simplificar as populares mensagens que rodam o WhatsApp – também chamado carinhosamente de “Zap” pelo país. O publicitário ressalta que as figuras originais “têm coisas aleatórias, como um desejo de bom dia com a foto de um pato”. Entra em cena o trabalho em conjunto com outros designers, para transformar uma combinação pouco ortodoxa de elementos em algo mais elegante.

O material é gratuito, colaborativo e livre para compartilhar. Foto: Reprodução

No site do TypeZap estão as mensagens originais e as versões “renovadas”, por assim dizer. “Minha preocupação era não simplesmente jogar fora, mas sim manter elementos da arte inicial. Havia imagens muito bizarras, como uma margarida gigante flutuando no oceano. Como faço para manter isso, mas deixando com um aspecto legal?” O desafio está lançado, e o projeto está aberto à colaboração de mais artistas.

Quando perguntado se está tudo bem escolher uma imagem e repassar aos contatos, Santiago é categórico: “Quanto mais fizerem isso, menos brega o WhatsApp fica”. Ele quer alcançar parte dos 120 milhões de brasileiros que utilizam o aplicativo, considerado o mais popular do país faz dois anos.

Se você concorda com a iniciativa do publicitário, é muito simples entrar no movimento. Realize o processo abaixo depois escolher uma imagem no site do TypeZap.

Android com Chrome – Clique em “Download”. A figura será carregada no navegador. Toque sobre a imagem por alguns segundos, até que apareça um menu. Selecione “Compartilhar imagem” e escolha um contato (certifique-se de que aparece o ícone do WhatsApp ao lado da foto da pessoa). Quando o mensageiro for aberto, é só pressionar o ícone verde de envio da imagem.

iPhone (iOS) com Safari– Clique em “Download”. Será aberta uma nova aba com a figura escolhida. Toque no ícone de compartilhar, que fica na região inferior do aplicativo (ele tem o formato de um quadrado, com uma seta para cima). Selecione o ícone do WhatsApp e depois escolha o destinatário da mensagem. Ao clicar em “Enviar”, ela será encaminhada diretamente para a pessoa. Não há necessidade de copiar a figura para a galeria do telefone.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost