Coluna do Derze: juiz de Brasileia proíbe vereador de se aproximar de ex-mulher agredida

Reforço importante

O deputado Flaviano Melo (PMDB) realmente vem mudando a coordenação de seus trabalhos no Acre. Hoje conta com uma competente acadêmica de Direito nos quadros de seu gabinete. A nova funcionária de Flaviano agradou a muitos, mas desagradou quem nunca se agrada de nada quando se prioriza a renovação. Pelo visto o deputado ficou jovem em seus ideais e deve caminhar para mais um mandato pelas atitudes que vem tomando ultimamente.

Vai sair no diário oficial da união

A coluna espera o nome da nova contratada de Flaviano sair no diário oficial para desejar os parabéns e sucesso em seu novo desafio. Não será fácil, mas quem disse que bons desafios devem ser fáceis. Um currículo dentro da política a jovem tem e também já foi testada nas urnas.

Sobrinho do ministro

O novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, juiz Élcio Sabo Mendes, que foi empossado na última sexta-feira do mês de junho é sobrinho do ministro Gilmar Mendes, que também é atualmente presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nomeação do magistrado como desembargador não tem nada a ver com o ministro, mas prova que os laços familiares estão dedicados à Justiça brasileira. A coluna deseja sucesso ao novo desembargador que é natural de Cuiabá (MT).

Senador Sérgio Petecão

Um Lulista no glorioso

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) realmente virou um verdadeiro esquerdista. Participa de encontros e Congressos do PT, reúne-se com Dilma e Lula até os dias de hoje e faz oposição a tudo que o governo de Michel Temer, do seu partido, propõe ao parlamento. Por quais motivos Requião continua na sigla? Se não concorda com nada que sua agremiação partidária apresenta para o país. Ele deveria passar óleo de peroba na cara, largar o PMDB e se filiar no PT, não seria feio, mas honroso a ele que assumiu a defesa de Lula e Dilma.

Agenda no Alto Acre

Senador Sérgio Petecão

O senador Sérgio Petecão (PSD) cumpriu agenda no último fim de semana nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. O parlamentar se reúne com lideranças da zona rural para debater possível alocação de emendas para a melhoria de escoamento da produção, além de outras ações importantes no desenvolvimento das comunidades que compõem a reserva Chico Mendes.

Ninguém é de ferro

Petecão aproveita também para prestigiar uma noite do Carnaval de Brasileia, que começou na sexta-feira (30) e terminou no domingo (2). O parlamentar, que é um dos que mais alocou emendas para os municípios do Alto Acre durante sua trajetória no Congresso Nacional como deputado federal e atualmente como senador, aproveitou para debater com as comunidades rurais novos investimentos por meio de emendas parlamentares de sua autoria.

Caetano mostrando trabalho nas BRs

Os trabalhos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) ao longo de todas as rodovias federais no Acre já começaram em todos os aspectos. Com poucos recursos, a superintendência da autarquia no Estado vem dando um exemplo de planejamento, cuidado e principalmente dedicação nas formas corretas de providencias o início dos trabalhos em todos os trechos da BR-364.

Até os foliões agradeceram o DNIT

Os foliões do Carnaval de Brasileia agradeceram a recuperação que foi realizado na BR-317 pelo DNIT. Isso tem mostrado que na hora que a população mais precisa de melhorias a autarquia federal vem dando conta do recado e mostrando eficiência no trabalho.

Sneador Gladson Cameli, Thiago Caetano e Senador Sérgio Petecão

Sucesso de vento

A solenidade de lançamento do início das obras de recuperação da BR-364 entre Rio Branco e Sena Madureira, realizado no município de Bujari, mostrou união de vários parlamentares acreanos. O senador Gladson Cameli (PP), grande apoiador das ações do DNIT no Acre, assim como o senador Sérgio Petecão (PSD), elogiaram o superintende do DNIT, Thiago Caetano, pelo trabalho à frente da instituição, além de outros parlamentares, prefeitos e lideranças políticas de todas as regiões do Acre.

Juiz proíbe aproximação de vereador em Brasileia

O juiz Clovis de Souza Lodi, nos autos processuais n. 0001068-79.2017.8.01.0003 (Classe Medidas Protetivas de Urgência – Lei Maria da Penha), promoventes da delegacia de Polícia Civil em Brasileia, determinou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Rogério Pontes, o afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida Yuna Gagarin. O juiz estipulou também a proibição do ofensor de se aproximar da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mínimo de distância entre estes e o agressor de 500 metros.

juiz Elcio Sabo Mendes

Nem ligar ou falar com familiares

O presidente da Câmara também fica expressamente proibido de fazer qualquer contato com a ofendida, seus familiares ou testemunhas por qualquer meio de comunicação, pessoalmente ou por terceiros. Além de ficar proibido de frequentar o lar da ofendida, a fim de preservar a integridade física e psicológica dela.

Não pode vender e negociar nada

Uma das cláusulas estipula também a proibição temporária para celebração de atos e contratos de compra, venda e locação de propriedade em comum, salvo expressa autorização judicial.

Punição se descumprir

O juiz, visando assegurar a efetividade da proibição de conduta, estabeleceu ao requerido a multa, em favor da ofendida, no valor de R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais) para cada oportunidade em que ocorrer o descumprimento das medidas protetivas, bem como a possibilidade de decretação da prisão preventiva por descumprimento das medidas protetivas.

Será que a sociedade e autoridades vão se manifestar?

O vereador Rogério Pontes agora se enrolou perante a sociedade de Brasileia, que não permite agressões contra as mulheres. Esperamos que as autoridades locais se manifestem sobre o ato de suposta agressão. A ex-mulher do vereador é uma cidadã comum, sem respaldo de um mandato, mas segundo informações que chegam à coluna, por ter denunciado o parlamentar ela poderá até perder o emprego.

A coluna vai acompanhar de perto essa situação e divulgar os próximos fatos. Segundo um dos vereadores de oposição, um documento pedindo o afastamento do presidente será apresentado na próxima semana junto à mesa diretora da Câmara.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost