19 de abril de 2024

Escritor Ilan Brenman visita Rio Branco e fala exclusivamente com a ContilNet

o escritor brasileiro, Ilan Brenman esteve no Acre e durante sua passagem, concedeu uma entrevista exclusiva ao site Contilnet. Brenman é um dos mais conceituados na literatura infantil da atualidade, com mais de 70 livros publicados e obras que ultrapassam as fronteiras nacionais, falou sobre a importância de desenvolver o hábito da leitura entre as crianças diante a um cenário onde existe o uso excessivo da internet e de outras tecnologias.

Ilan Brenam ´tem livros publicados em vários paises/Foto:Re´rodução

“O momento em que você resgata a leitura de um livro em uma criança ela pode dar uma ‘brecada’ nesse ritmo alucinante do mundo digital, de querer as coisas rápido, de querer acompanhar o novo e as próximas tecnologias em um ritmo frenético e viciante. O mundo dos livros é diferente, é um encontro com o outro, um encontro com você mesmo, é você escutar seu próprio coração, seus pensamentos, é viajar na história que está ali aberta bem a sua frente”, disse.

Illan Brenman comparou ainda o ritmo e o tempo para a leitura de um livro, com o vício de estar sempre conectado à internet, e que isso possa de uma certa forma chamar atenção não somente do público infantil, mas principalmente do adulto por quem essas crianças são conduzidas.

Ilan Brenman durante palestra em Rio Branco

“Quando fala da leitura do livro de papel, a gente fala de outro ritmo, em outro tempo, onde existem lugares, momentos e ocasiões em que são propícios para se abrir um livro e se entregar à leitura. Já no mundo digital, a maior parte do tempo das pessoas, atualmente, resume-se na internet, por exemplo, a gente não está o tempo inteiro, na piscina, na praia, comendo ou no shopping, então porque estar o tempo inteiro conectado? Parece uma obrigação, mas não deveria, e para as crianças isso faz muito mal, o contato direto com telas de computadores e celulares o tempo inteiro traz serias consequências a elas”, completou.

Com a palestra que teve como tema “Formando leitores dentro da escola: como aproximar os livros das crianças e dos jovens no século XX”, Illan Brenman esteve pela primeira vez em Rio Branco e falou sobre a importância de os pais estimularem a leitura em seus filhos.

“Os pais precisam saber da importância do livro na vida dos filhos. Foi realizado um estudo com pessoas, que quando crianças liam muitas histórias, tiveram muito contato com livros de papel e com a literatura, foram bem melhores nas escolas, universidades e no trabalho do que as pessoas que já não tiveram esse mesmo contato, sem contar a questão da autoestima e do emocional, que também tiveram resultados positivos”, finalizou.

Sobre Ilan Brenam

“O mundo dos livros é diferente, é um encontro com o outro, um encontro com você mesmo”, diz escritor/Foto:Reprodução

Ilan Brenman é considerado um dos mais importante autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países. São mais de 70 livros publicados.

Fez mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Seus trabalhos acadêmicos sempre defenderam uma literatura infantil e juvenil livre da ideologia do “politicamente correto” e com muito respeito à inteligência e à sensibilidade da criança e do jovem leitor.

Atualmente Ilan compartilha suas reflexões sobre educação, cultura e outros vários assuntos em sua coluna mensal na Revista Crescer “Palavórios e Rabugices”, também na Rádio CBN, com dois boletins semanais sobre Literatura e Educação. Ele também percorre o Brasil e o mundo dando palestras e participando de mesas de debate em feiras de livros, escolas, universidades públicas e privadas sobre temas contemporâneos nas áreas de cultura, família, literatura e educação.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost