20 de abril de 2024

Índios confirmam protesto na região da Ponta do Abunã e AC pode ficar sem energia

Nos próximos dias o Acre pode ficar sem energia elétrica. É que, de acordo com o site Rondônia Ao Vivo, duas das torres do linhão que conduzem energia para o Estado fixadas na Linha 2, em Extrema de Rondônia, serão alvos dos índios da etnia Kaxarari na região da Ponta do Abunã.

“Localizadas ao lado da estação repetidora de sistema da Eletrobras, serão cercadas na próxima quarta-feira (19) por cerca de 300 índios, que já se preparam para o protesto que pede energia, educação de qualidade, estradas e saúde para os integrantes de seis aldeias da T.I. Kaxarari. São elas, Kawapó, Buriti, Tshakuby, Barrinha, Central e Aldeia Nova”, publicou o site.

Índios dizem estar ‘cansados de promessas’, do governo estadual e federal. (Foto: Rondônia Ao Vivo)

Procurados pela reportagem do veículo, índios se disseram insatisfeitos e cansados de promessas. O cacique Cesar Kaxarari, por exemplo, garantiu que irão realizar a tomada de torres da Eletrobras. Disse ‘viver entre dois governadores (Acre e Rondônia) e espera que os dois se ‘mexam’ para evitar danos.

Apesar da insatisfação, os índios garantem que não irão depredar nada; porém, irão ocupar a área a fim de que as autoridades se sensibilizem.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost