Como evitar que apps do iPhone acessem câmera, microfone, fotos e GPS

Preocupado com a sua privacidade no celular? Dicas ensinam a restringir o acesso de aplicativos às suas informações pessoais

O iPhone (iOS) permite controlar o acesso individual de cada aplicativo às suas informações e arquivos pessoais. Dados como a localização geográfica (GPS), fotos e vídeos da biblioteca, uso da câmera e do microfone podem ser facilmente bloqueados, impedindo que um app suspeito ou desconhecido obtenha essas informações.

Veja, no tutorial a seguir, como descobrir o que cada aplicativo instalado em seu iPhone tem acesso e como impedir que eles acessem a sua localização, fotos, microfone e câmera. Embora o passo a passo tenha sido focado no smartphone da Apple, as dicas também valem para donos de iPad e iPod touch, que também rodam o iOS.

Acesse as configurações do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 1. Abra os “Ajustes” do iPhone e deslize a tela até localizar o aplicativo cujas permissões você deseja refazer.

Passo 2. Agora, nas configurações de privacidade do aplicativo, você pode desativar individualmente o acesso aos seus contatos, microfone e câmera.

Passo 3. Toque em “Localização” para configurar o acesso ao GPS do celular. Neste caso, você pode permitir que o aplicativo tenha acesso à sua localização sempre (inclusive quando ele não estiver sendo usado); apenas durante o uso do app; ou nunca. O mais recomendável é marcar a opção “Durante o Uso do App”, até mesmo para reduzir o consumo de bateria.

Passo 4. Em “Fotos”, você pode escolher se quer dar permissão para o app ler e gravar suas imagens ou impedi-lo de acessar a sua biblioteca de fotos. Liberar a “Leitura e Gravação” dá ao software acesso total às suas imagens. Caso esteja em dúvida, o melhor é selecionar “Nunca” e, na sequência, checar se o programa continua funcionando mesmo sem a permissão.

Passo 5. Por fim, em “Siri”, é possível autorizar ou bloquear o acesso do aplicativo à assistente virtual do iPhone. Quando essa opção está ativa, ela lê as informações do app e também as utiliza para fins de inteligência artificial.

Aproveite as dicas para revisar as configurações de privacidade dos seus aplicativos, especialmente os pouco conhecidos ou suspeitos.

comentários

Outras Notícias

Veja também