Apontar Tião Viana como “professor” de gestão pública é tática suicida da Frente Popular do Acre, diz colunista

Recesso
Com todo mundo de recesso, as atenções estarão voltadas para a Expoacre que inicia no próximo sábado, 22, com a tradicional Cavalgada. Por um Acre mais produtivo, o governador foi buscar inspiração na floresta, esteve no final de semana no Festival na Aldeia Caucho.

Dançando
Segundo a agência estatal do Palácio Rio Branco, em meio a cantos e danças, o governador Tião Viana esteve na aldeia, no sábado, 15, para o encerramento do encontro e entrega de benefícios para a comunidade. Reafirmando o fato de o Acre ser um dos únicos estados do Brasil que tem uma política diferenciada para os povos indígenas, o governador dançou juntos à comunidade e celebrou essa parte da cultura acreana.

Jorge Viana

Não bailou
Na sexta, Tião Viana foi dar um abraço na madrinha Peregrina, na sede do Alto Santo, em Rio Branco, onde, milhares de pessoas foram homenagear a viúva do Mestre Irineu, que completou 80 anos. O governador participou do cerimonial citando acontecimentos importantes que marcam a data de 14 de julho, nascimento da dignitária do CICLU-AS.

Jorge Viana
O senador Jorge Viana (PT-AC) também fez questão de cumprimentar madrinha Peregrina. Além de participar das cerimonias na sexta-feira (14), Jorge foi dançar um forró no sábado, quando a comunidade se reuniu em um dia todo de festa. Muito à vontade, ele parecia mais um, entre os filiados de Igrejas de todo o Brasil e até de países do exterior que saudaram a aniversariante.

Leona Cavalli

Presença global
A atriz Leona Cavalli, participou mais uma vez dos festejos da Doutrina do Daime nesse final de semana. Disputada por fãs, ela mostrou muita simpatia. A atriz global é fundadora do centro Porta do Sol que utiliza o chá de Ayhuasca no Rio de Janeiro.

Ameaça
Forte as ameaças dos caciques ao longo da BR 364 que podem deixar o Acre na escuridão. O protesto de Lideranças Kaxarari é por energia elétrica, educação, estradas e saúde para todas as seis aldeias da reserva, localizadas no município de Porto Velho, na Ponta do Abunã.

Enquanto isso…
A aprovação do presidente norte-americano Donald Trump caiu de 42% para 36%, na marca dos 100 dias de gestão em abril, ao completar seis meses de governo. A pesquisa, realizada pelo jornal The Washington Post e Rede de TVABC, mostra que a popularidade dele é a pior registrada nos últimos 70 anos no país na comparação com os seus antecessores.

Casa Branca
O índice de desaprovação ou rejeição subiu cinco pontos percentuais desde a sondagem de abril. Agora, 58% dos norte-americanos disseram reprovar o governo Trump e 48% afirmaram “desaprovar fortemente” a gestão do atual presidente.

Tião Viana

Efeito Tião Viana
As lideranças apontadas pelo Palácio Rio Branco como pré-candidatos da Frente Popular do Acre vão ter que ensaiar um novo discurso. Pegol mal pelas redes sociais as declarações de Daniel Zen (PT) de que estar preparado para governar o Acre.

Simples assim
Criada e feita por homens, a política empresta algumas leis da física. Uma delas vem se manifestando com frequência no atual governo: aquela que dita que a popularidade de um governador é inversamente proporcional à vontade de seus supostos sucessores. Ou seja, o médico Tião Viana não surfa em popularidade ideal para ser “professor” de gestão pública, como querem lhe colocar.

Fracasso
O governo de Tião Viana fracassa em dois quesitos importantes: segurança pública e infraestrutura. O estado não consegue reagir ao número de mortes violentas que vem se registrando desde o final de 2016; deixou de cumprir a promessa de pavimentação de todas as ruas do Acre, fracassou na política de infraestrutura da BR 364 e dos ramais.

Meio ambiente
Os números mostram também que Tião Viana não é exemplo de gestão pública na área ambiental. Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostram que o desmatamento na área da Amazônia Legal no Acre aumentou quase 30% entre os meses de agosto de 2016 e março de 2017 em comparação com agosto de 2015 a março de 2016. Foram derrubados 22 quilômetros quadrados até março deste ano, enquanto que até março do passado foram 17 km².

Cobranças
Internautas cobram além desses fatores, uma política industrial mais forte e eficaz. Citam projetos que não deram certo como Fábrica de Tacos, Dom Porquito, Peixes da Amazônia. Mostram obras abandonadas na extensão da BR 364. Nos últimos meses, difícil até lembrar o nome do atual secretário de Indústria do Estado. Quem é mesmo?

Rio Branco Football

Fora da disputa
O time do Rio Branco deu adeus às chances de avançar para série C do campeonato brasileiro ao empatar por 1 x 1 com o Maranhão, ontem (16) no Florestão. Más línguas afirmam que desde que o deputado Lourival Marques (PT) passou pela direção, o clube nunca mais teve o mesmo rendimento.

Manifestação
Quase uma semana depois, Leandro Domingos, presidente da Federação do Comércio, foi o único a se manifestar publicamente sobre a Reforma Trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer. Disse que a mudança é positiva para o fortalecimento da economia e do comércio.

Nota nacional
Em nota a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) considerou, na última quarta-feira, 12, que a Reforma Trabalhista (PL 38/2017), aprovada no Senado na terça-feira, 11, constitui um grande avanço para a sociedade brasileira, tendo em vista que contribui com a criação de um ambiente favorável ao investimento e à expansão econômica.

Voluntários Detran

Campanha
Com 45 voluntários, o DETRAN está promovendo campanhas pelo interior do Acre. Educar para um trânsito melhor e mais seguro. Este tem sido o lema da 12ª Circunscrição Regional de Trânsito de Rodrigues Alves (12ªCiretran) que promove uma série de ações educativas no município.

Redução de acidentes
Com intuito de conscientizar a população sobre a segurança nas vias, foi criado em maio de 2016, o projeto de Educadores Voluntários de Trânsito, desde esse período os acidentes com vítimas fatais no município chegaram a zerar.

Facções
No final de semana, mais quatro mortes violentas foram registradas no estado do Acre. Um sinal de que as operações temporárias do sistema de segurança pública não funcionam. As mortes continuam com sinais de execução.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Apontar Tião Viana como “professor” de gestão pública é tática suicida da Frente Popular do Acre, diz colunista