24 de abril de 2024

10ª Semana de Ciências Sociais debate diversidade e inclusão na sociedade

Com tema “Inclusão social e diversidade na não-modernidade”, a Universidade Federal do Acre realiza de 17 a 22 de julho, no Teatro Universitário da instituição, a 10ª edição da Semana de Ciências Sociais. Organizada por alunos e professores do curso, os dias de programação expõem temas debatidos em sala de aula para toda a sociedade.

Na segunda-feira (17), abertura do evento, foi convidada a pós-doutoranda Raffaella Fernandez, do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua vinda ao Acre, Raffaella falou sobre a escritora Carolina de Jesus.

“Foi simplesmente uma mulher fantástica. Catadora de lixo, ela recuperava livros das lixeiras e escrevia compulsivamente, de romances a peças de teatro. Foi uma autora que reuniu três tipos de exclusão: ser mulher, negra e pobre. Seu livro mais conhecido, ‘Quarto de despejo – Diário de uma favelada’, tornou-se best-seller em 1960 e chegou a vender mais de 100 mil cópias. Hoje, já foi traduzido para 19 línguas, embora sua obra ainda precise de um imenso resgate no Brasil”, explicou Raffaella.

Raffaella Fernandez, convidada para o evento do programa PACC da UFRJ/Foto:AstorigeCarneiro

Ricardo Moraes, aluno do 5º período e um dos organizadores do evento, destaca que o Centro Acadêmico de Ciências Sociais organizou esta semana para incentivar o debate de assuntos relevantes, trazendo o que se problematiza na sala de aula para o público.

“Movimentos sociais, luta antimanicomial, povos indígenas, seringueiros e a não-modernidade são alguns dos tópicos que os palestrantes trarão nessa décima edição, sendo estes debates abertos para todos que se interessem. Geralmente são temas que querem ser abafados, e queremos vasculhar os ‘porões’ da sociedade”, disse Moraes.

Leonardo Lessin, professor do curso e membro da organização, ressalta a importância desse evento como movimento de extensão: “Acreditamos nas pessoas e na participação democrática para empoderar principalmente quem precisa combater diversos preconceitos todos os dias”.

Para conferir a programação completa, basta acessar a página do *Facebook do Centro Acadêmico*.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost