Enquanto servidores estão sendo demitidos, secretária Sawana está vendo a neve no Chile; diz colunista

Demissão será a conta gotas

A demissão dos servidores do Pró-Saúde será a conta gotas, mas inevitável. Até 2019, todos os 1.800 pais de famílias vão para o olho da rua. Até 31 de dezembro deste ano, 20% deles já vão experimentar o sabor da demissão, um total de 360 trabalhadores.

Servidores pró-saúde

Sem recursos

A demissão só não será em sua totalidade porque o Estado não tem recursos suficientes para bancar as dívidas trabalhistas, um total de R$ 70 milhões. Na primeira leva, ou seja, até o fim deste ano, serão demitidos os que não tem função atinente à saúde. Depois, até julho do ano que vem, os contratados sem concurso público, mais 360 pais de famílias. E por aí vai, até dezembro de 2019.

Herança maldita

Essa dívida, no mínimo de R$ 35 milhões, será herdada pelo próximo Governo do Estado, uma vez que, ano que vem é ano de eleição. Será que essa quebradeira está sendo repassada no ‘intensivo’ feito por Tião Viana ao prefeito Marcus Alexandre, sucessor que a Frente Popular aposta eleger em 2018?

Mal exemplo

Como essa coluna comentou ontem (18), Tião Viana não servirá de parâmetro para o próximo gestor. À medida que os rombos vão acontecendo, fica a cada dia mais claro que o atual governador deverá ficar longe do palanque da FPA em 2018, sob pena de provocar grandes estragos à campanha.

A culpa é do PT

Segundo informações repassadas pelos próprios sindicatos ligados à saúde, por falta de investimentos pós-Binho Marques, a regularização dos trabalhadores não foi efetivada. Empurraram a causa com a barriga e depois de nove anos as demissões são inevitáveis. A Justiça tarda, mas não falha.

Base aliada

Boa parte da base aliada que está na Assembleia Legislativa do Acre tem parte na culpa, junto com o atual governo. O Projeto de Lei foi aprovado na Casa. O texto dizia que o Pró-Saúde deveria atuar como auxiliar da Secretaria de Estado de Saúde, prestando serviço de assistência de saúde gratuita e ainda deveria desenvolver pesquisas e educação em cooperação com o Poder Público.

Na prática

Do papel para a prática a coisa foi bem diferente. Até contratações sem concurso público foram feitas pela instituição que se especializou apenas em fornecer mão de obra à Sesacre. Outro ponto de uso político foi a prestação de serviços não atinentes à saúde, como copeiros, porteiros e outros.

Fracassou

E olha que assistimos mais um fracasso desse governo no setor que é uma especialidade de Tião Viana: a saúde pública. Como médico, o chefe do Palácio Rio Branco amarga mais uma derrota onde sua gestão, deveria fazer gol de placa.

Servidores demitidos

Na Cageacre

Da extinta Cageacre, os últimos 33 servidores foram demitidos na manhã de ontem (18). O clima na sede da Seaprof, onde os eles estavam trabalhando, era de total revolta. Nenhuma medida foi tomada pela PGE para evitar a demissão em massa. Todos, segundo o Tribunal Superior do Trabalho, entraram no poder público sem concurso público.

Enquanto isso…

Na Bahia, a secretaria de meio ambiente está premiando com recursos próprios produtores rurais que mantém a floresta viva. A estratégia visa salvar os principais rios e nascentes da região. E olha que o estado da Bahia não anda alardeando nos quatro cantos do mundo ser referência em meio ambiente. Quem assim o faz, como o Governo do Acre, não tem sequer uma política ambiental como essa. E nem poderia, não é mesmo? Depois de tantos empréstimos, tem mal dinheiro para pagar o servidor público!

Tudo perfeito

Para o senador Jorge Viana, que participou do Seminário de Avaliação de Resultados do Programa REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) Early Movers no Acre, qualquer coisa que se faça no Acre tem que levar em consideração que “somos povos da Floresta”, disse o petista.

Abre aspas

“Acho que tudo que se faz no Acre deve levar em consideração que nós somos povos da floresta. E isso é um prêmio, não um castigo, como pensam alguns. O uso da floresta como ativo econômico precisa se fortalecer, inclusive nas comunidades indígenas. Para isso, nós teremos que passar por algumas mudanças. Mudanças que venha junto com eles, que sejam feitas por eles, com a gente ajudando”, defendeu Viana.

Abertura do Estado

Para o senador Gladson Cameli (PP/AC), que tem mantido encontros com produtores rurais do Juruá durante o recesso, a receita para alavancar a economia do Estado é outra: “Precisamos abrir o Estado para o desenvolvimento”, acrescentou o progressista.

Noite gelada

Terça-feira com registro de 12 graus, foi a noite mais gelada do ano no Estado do Acre. Friale, o mago do tempo, já anunciou que pode ser candidato ao governo em 2018. Esse é o Acre, a política debatida até na meteorologia.

Sawana Carvalho em férias no Chile

No Chile

Enquanto o TST vai fazendo uma limpa nos servidores irregulares do Estado, a secretária de gestão administrativa, Sawana Leite de Sá Paulo Carvalho, foi ver a neve cair no Chile. Acompanhada do marido e filhos, ela integra uma caravana de turistas do Acre que visitou locais históricos da capital Santiago, como a Plaza Italia e o Palacio de la Moneda, que ficaram cobertos de neve. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais através do facebook “Férias no Chile”.

Férias premiadas

Estudantes de design gráfico, desenho industrial, arquitetura e publicidade poderão definir a nova cara das camisinhas masculinas distribuídas gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que lançou concurso para mudar a embalagem dos preservativos. A atual embalagem roxa com amarelo deverá ser substituída até o fim do ano. As inscrições deverão ser feitas online até 11 de setembro.

Turismo cultural

O vencedor terá como prêmio um pacote de viagem de três dias com um acompanhante para um dos sítios do patrimônio Histórico Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Congresso

O resultado e a premiação estão previstas para ocorrer durante o 11º Congresso Brasileiro de HIV/Aids e o 4º Congresso Brasileiro de Hepatites Virais, entre 26 e 29 de setembro, em Curitiba, no Paraná. A embalagem das camisinhas foi trocada pela última vez há mais de dez anos. Agora, a intenção é modernizar o preservativo e torná-lo mais atrativo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost