18 de abril de 2024

Sebrae no Acre inova em sua abordagem e na forma de levar soluções para os empreendedores

A 44ª edição da Expoacre será realizada entre os dias 22 a 30 de julho no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco. O Sebrae no Acre, junto com Governo do Estado, realizará a Feira com objetivo de levar soluções, discutir ideias, realizar encontros e, assim, levar conteúdo relevante para o empreendedor utilizar no seu dia a dia.

O Sebrae está concluindo os preparativos para receber desde os estudantes ou quem tem interesse em empreender, empresários já estabelecidos, instituições de apoio e sociedade em geral para tirar dúvidas e atualizar conhecimentos. Com o slogan “o Sebrae tem as melhores soluções para o seu negócio”, a instituição vai disponibilizar ferramentas ágeis e eficazes em um ambiente de interação e conectividade com técnicos, empresários e especialistas em pequenos negócios, considerando as especificidades e particularidades e buscando soluções para cada negócio.

Em anos anteriores, o Sebrae direcionou seu espaço ao atendimento do cliente final, oferecendo produtos e serviços como artesanato e desfiles de moda. Nesta edição, o Sebrae passa a concentrar seus esforços em seu cliente, ou seja, nos empreendedores com ou sem negócio. Com o conceito de que é preciso inovar, o Sebrae foca no cliente na busca pelos principais problemas enfrentados pelo empresário.

O objetivo é fomentar a criação de oportunidades de negócio e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo.

Sidia Gomes, Diretora Técnica do Sebrae/AC

Para a Diretora Técnica do Sebrae, Sidia Gomes, neste ano o Sebrae procura na Expoacre apresentar-se de uma forma mais conceitual, buscando três pilares básicos. “Um é a questão da sustentabilidade, algo que trazemos desde as feiras anteriores, mas agora mais voltado para a inovação. Nós vamos trazer como ideia de negócio experiências inovadoras de sucesso em nível nacional. Outro pilar são os negócios digitais. Durante a Expoacre teremos o Hackathon, o Coworking, espaços alternativos para negócios digitais e também para quem quiser inovar em seus negócios tradicionais, inserindo a digitalização de serviços. Um terceiro aspecto é o atendimento. O Sebrae busca na Expoacre atender aos seus clientes nas suas maiores necessidades, diagnosticando quais os problemas, buscando encontrar caminhos para a empresa resolver suas questões mais peculiares, aquelas que estão impactando no seu desenvolvimento. Então vale a pena visitar e ver a quantidade de inovação que o Sebrae está levando neste ano para a feira”, ressalta Sidia.

Atendimento Personalizado

No espaço do Sebrae na Expoacre será oferecido um atendimento personalizado ao empreendedor. Ele será atendido por um especialista do Sebrae que realizará um checkup (diagnóstico) da empresa, observando todas as dimensões do negócio, como a gestão, o marketing, o planejamento, a liderança, as finanças e a gestão de pessoas, na busca por identificar os problemas e dificuldades enfrentadas pela empresa.

A etapa seguinte ao checkup é a mentoria, que consiste em oferecer soluções e apresentar possibilidades de melhorias do negócio visando impulsionar a empresa em um atendimento personalizado. Além disso, haverá um espaço onde o empreendedor terá acesso a empresas que utilizam inovação, tecnologia e sustentabilidade. O objetivo é que o empreendedor identifique quais tecnologias e inovações podem ser aplicadas para potencializar o seu negócio, além de ampliar sua rede de contatos para compartilhar novidades e soluções que possam atendê-lo.

Para divulgar esse atendimento personalizado, o Sebrae tem realizado visitas e contatos com micro e pequenos empreendedores de Rio Branco.

A palavra é inovação

Na Expoacre o Sebrae irá apresentar modelos de negócios inovadores. Um deles relaciona-se à moda, setor em que atuam grande parte das micro e pequenas empresas de Rio Branco e que inclui o ramo de calçados, vestuário e acessórios. O modelo que será apresentado é de loja colaborativa, uma boa oportunidade de negócio para quem quer comercializar produtos com as vantagens de uma loja física, mas não tem recursos para investir. Nesse modelo, os custos são compartilhados entre vários empreendedores, que dividem o espaço da loja. O número de funcionários, a boa localização e as condições do espaço fazem parte do negócio colaborativo.

Outro modelo de negócio é o restaurante de sucesso, um espaço onde serão apresentadas técnicas e estratégias relacionadas ao setor de alimentação, incluindo o layout do ambiente, cardápio e atendimento. O objetivo é apresentar soluções para os empreendedores que atuam no ramo da alimentação de como organizar melhor o seu espaço, atender melhor e, consequentemente, obter melhor desempenho no negócio.

Também será apresentando o Coworking, um modelo de negócio com base no compartilhamento de espaço e recursos de escritório. Nesse modelo, pessoas que trabalham em diversas áreas de atuação podem reunir e utilizar um espaço comum por hora ou dia, dependendo da necessidade. É uma alternativa para o aumento da produtividade e para fazer novos contatos por meio de uma rede.

Outra novidade é a loja de artesanato, um espaço do Sebrae destinado à exposição de artesanato acreano por artesãos de todo o estado, alguns deles premiados nacionalmente.

Estúdio de música

Vários negócios são impactados pela música. Isso porque em quase tudo o que se consome existe um trabalho de música e, por isso, a música faz parte do pequeno negócio. Pensando nisso, o Sebrae investe em espaço voltado para a música na Expoacre. Haverá estúdio, músicos e profissionais que atuam com produção de música, ou seja, um arranjo de profissionais de diversas áreas que trabalham nesse universo e que irão atender ao empreendedor que vai à feira.

Novas soluções digitais

O Hackathon é uma maratona de programação que reúne empreendedores, acadêmicos, programadores e profissionais ligados ao desenvolvimento de software e hardware. O Sebrae irá realizar a competição na Expoacre nos últimos três dias de feira. Os competidores vão estar por 54 horas, ininterruptas, em uma sala do Sebrae na Expoacre recebendo mentoria e desenvolvendo soluções relacionadas ao tema “smart cities” (cidades inteligentes) com o desafio de construir soluções que possam promover a conectividade e a melhor prestação dos serviços e vir a ser efetivadas. Ao final do período, as soluções serão apresentadas para uma banca que julgará os trabalhos realizados e definirá os vencedores.

O espaço da indústria

Cerca de 80 indústrias de vários segmentos empresariais apoiadas pelo Sebrae por meio dos projetos de atendimento vinculados à Unidade de Atendimento Coletivo Industrial (UACI) irão participar da Expoacre neste ano. Dentre esses segmentos destacam-se os empreendimentos processadores de alimentos e bebidas, higiene e limpeza, construção civil, cerâmico, cosméticos, metal mecânico, moveleiro e minerais não metálicos, que vão expor seus produtos no evento em busca da realização de negócios e incremento das vendas.

Entre as atividades programadas no espaço da indústria destaca-se um restaurante que será coordenado pelo segmento de alimentos e bebidas, através do Sindicato da Indústria de Produtos Alimentares do Estado do Acre (SINPAL), onde serão ofertados comidas regionais utilizando os principais produtos industrializados pelas empresas no Acre. Outra novidade é a apresentação do desfile das indústrias de confecções e moda, que em anos anteriores ocorria no espaço do Sebrae e atraia boa parte dos visitantes em busca de novidades nesse mundo da moda.

Na Expoacre o Sebrae irá apresentar modelos de negócios inovadores/Foto:Reprodução

Agronegócio

Em parceria com o Senar, o Sebrae oferecerá na Expoacre clínicas tecnológicas relacionadas à produção de derivados da banana, filetagem e embutidos de peixes, tecnologia rural (desenvolvimento de software e aplicativos de gestão e controle) e boas práticas de fabricação de açaí.

Como parte das atividades relacionados ao agronegócio, irão ocorrer rodadas de negócios e no stand do Sebrae/Senar na Expoacre haverá a Casa do Produtor Rural, um espaço de tecnologia e inovação em que serão realizadas demonstrações tecnológicas com foco na pecuária, piscicultura, agroecologia, mandiocultura e criação de suínos e aves. Workshop do conhecimento do agronegócio, ações de promoção social e assinatura de parceria entre o Sebrae e o Senar também estão na agenda de atividades programadas.

O Sebrae também inova em áreas como energia elétrica e mídia digital. Serão disponibilizados um espaço que inclui salas de treinamento e reunião, com café e wifi, além de brindes que serão entregues aos empreendedores e visitantes nos dias da feira.

Parceiros

Entre os parceiros do Sebrae na Expoacre estão o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF), Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SEAP), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (SEDENS), Prefeitura de Rio Branco, por meio do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação (ITEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Acre (SENAI) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Acre (SENAR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal do Acre (IFAC), Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e sindicados que representam todos os segmentos das indústrias no Estado do Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost