25 de abril de 2024

Artesanato: ‘Projeto Acre Bordados’ é lançado na 1ª noite da ExpoAcre 2017

Auxiliando as comunidades dos municípios de Bujari e Sena Madureira, foi lançado neste sábado (22), no primeiro dia de ExpoAcre 2017, o Projeto Bordados. Através da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Acre), Banco do Brasil e Governo do Estado, a iniciativa vem atuando há três meses para revitalizar a cultura do bordado no Estado.

Projeto foi lançado no primeira noite de expoAcre/Foto:AstorigeCarneiro

Com execução da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios e investimento de R$ 7.500 pelo Banco do Brasil, o projeto busca apresentar esse conhecimento para as novas gerações, fomentando a cadeia produtiva de artesanato acreana. A primeira coleção, intitulada Fauna e Flora, foi criada pelo artista plástico e artesão Enock.

“Buscamos fazer um resgate das bordadeiras, do que existia na época das nossas avós e mães. Ao formar estes grupos, são geradas oportunidades para formar irmandades, tirar essas pessoas da ociosidade e gerar rendas. Também queremos aumentar a autoestima dessas pessoas, que incluem mulheres e homens de diferentes idades”, explicou a primeira-dama Marlúcia Cândida, idealizadora do projeto.

Com execução da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios e investimento de R$ 7.500 pelo Banco do Brasil/Foto:ContilNet

Poliana Guimarães Maia, coordenadora do grupo Helicônias da Cooperativa Paiol (Bujari), explica que a sensação de poder ajudar essas pessoas é indescritível: “Trata-se de uma ação social muito bonita, que, além de tirar da ociosidade, também mostra que existem talentos adormecidos em todo nosso Estado”.

Bordados feito pelas artesãs/Foto:ContilNet

E um destes talentos é o de Maria Francisca Santos. Iniciada nessa arte há um mês pelo grupo das Helicônias, a moradora da Fazenda Castanhal desloca-se do km 22 do Ramal do Bujari até o centro do município: “Eu ficava muito entediada em casa, sem muita perspectiva. Quando soube desse grupo, me interessei muito e venho aprendendo cada vez mais. É muito bom fazer parte de algo importante”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost