Projeto Bordado Acreano é lançado na Expoacre 2017

A primeira noite da Expoacre 2017 neste sábado, 22, foi palco do lançamento do Projeto Bordado Acreano: Resgatando tradições com inspirações amazônicas. A iniciativa do governo do Estado, junto com o Sebrae e Banco do Brasil, reúne cerca de 35 homens e mulheres que transformam a arte de bordar num produto pronto para adentrar em diversos mercados.

O projeto, que leva a marca Acre Made in Amazônia Bordados e arte de Enock Tavares, teve iniciativa da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, tendo início em janeiro deste ano com bordadeiras de Bujari e Sena Madureira.
“O governo buscou um resgate do trabalho das bordadeiras, que existia na época das nossas avós, buscando formar grupos de bordados e que tem esse trabalho hoje a apresentar. Isso vai gerar renda para essas famílias, além de grupos de amizade que farão do bordado um envolvimento de autoestima para elas”, conta Marlúcia.

O governador Tião Viana, que apoia a iniciativa, completou: “A Expoacre é a união do trabalhador rural e o trabalhador da cidade, aqueles que plantam, criam, transformam, comercializam e geram economia. Aqui temos da economia criativa à pecuária. É um momento de impulso e otimismo na economia do Acre”.

Iniciativa do Bordado Acreano nasceu como ideia de resgate da arte e planeja gerar renda para dezenas de famílias do Bujari e Sena Madureira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Caminhos novos

Aos 34 anos, a coordenadora do grupo Poliana Guimarães conta que começou a bordar aos sete anos. Agora, novas oportunidades se abrem com o artesanato. “Eu tinha parado um pouco de fazer o bordado, mas eu queria apresentar essa arte pra alguém. A primeira-dama nos apresentou esse projeto e nós abraçamos com outras bordadeiras. Falamos agora que nosso bordado é do Bujari para o mundo”.

Novato no grupo, o jovem Jeferson Oliveira, de apenas 18 anos, também está na equipe de bordados. Incentivado pela mulher a aprender a arte dos pontos, ele também possui grandes expectativas. “Minha esposa começou o curso, levou os bordados e os panos e eu acabei parando aqui. Estamos fazendo um trabalho bem desenhado, bem produzido, queremos que esse projeto vá longe”.

O lançamento do projeto Bordado Acreano contou com visitantes ilustres, como o superintendente do Banco do Brasil no Acre, Paulo Amaral, e o embaixador da Bolívia, José Kinn, que em visita ao Acre, aproveitou para dar suas impressões sobre projetos implantados pelo governo do Estado que ele teve acesso.

“É uma alegria testemunhar o sucesso do povo do Acre entre autoridades, trabalhadores e empreendedores. Eu aprendi muito nessa visita ao Acre e estou levando muitas boas lembranças para meu país, trabalhando para que nossas relações e articulações melhorem em todos os âmbitos”, conta o embaixador.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Projeto Bordado Acreano é lançado na Expoacre 2017