18 de abril de 2024

Rio Acre atinge a segunda menor cota histórica já registrada nos últimos 12 anos

O Rio Acre, em Rio Branco, amanheceu com 1,93 metro nesta segunda-feira (24). De acordo com o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, esse é o segundo menor nível histórico já registrado nos últimos 12 anos, no ano passado o rio atingiu sua menor cota, medindo 1,30.

“A falta de chuvas suficientes no período invernoso para poder manter o nível dos rios, as mudanças climáticas com altas temperaturas e a não preservação dos mananciais por parte do homem são os principais fatores para que tenhamos esse nível tão baixo do Rio Acre”, disse Falcão.

Rio Acre amanheceu com 1,93 metro nesta segunda-feira/Foto:Reprodução

Ainda segundo o major, as medidas tomadas pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado vão além do uso econômico de água e das campanhas de conscientização, juntamente com os órgãos que fazem a captação, como o Depasa e comunidades. O Corpo de Bombeiros realiza um trabalho intenso, em relação a parte de afogamento, que durante esse período de em que aumentam os números desse tipo de ocorrência. Também com os ribeirinhos, orientando-os para evitar acidentes devido ao baixo nível do rio, além de outras medidas necessárias.

“É até contraditório dizer que em um nível tão baixo das águas, o número de afogamentos aumenta. Mas é justamente nesse período que a população usa os rios como meio de lazer, aí envolve bebidas alcóolicas, crianças, tem a insegurança que as pessoas não observam e outra série de fatores que geram esse tipo de acidente”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost