19 de abril de 2024

Conheça o Sarahah, app do momento que envia mensagens anônimas

Sarahah é uma nova rede social que virou febre nos Estados Unidos e em outros países. O propósito do app tende a ser polêmico: os usuários podem entrar no seu perfil para enviar feedbacks de forma anônima. A ideia é que as críticas tenham impacto positivo, fazendo com que as pessoas saibam em que aspecto podem melhorar em suas relações com familiares e amigos.

Disponível para celulares Android e no iPhone (iOS), além da versão web, o Sarahah bateu uma marca considerável de downloads nos EUA e ultrapassou até os números de gigantes como YouTube e Instagram, segundo o site de monitoramento de softwares App Annie. No Brasil, o programa também já está liberado para baixar na App Store e Google Play. Seu objetivo lembra o do aplicativo Secret, que também permitia postagens anônimas e foi encerrado após ser usado para a prática de cyberbullying, além de conteúdo de baixo calão e pornografia.

Perfil e configurações do app Sarahah para Android (Foto: Reprodução/Ana Marques)

O que é o Sarahah e como funciona?

O funcionamento do Sarahah – palavra Árabe que em português significa “franqueza” – é bem simples. Após criar uma conta usando apenas um e-mail válido e um nome de usuário, você é redirecionado para seu perfil. Nessa página, é possível ver mensagens recebidas e enviadas, além do link da sua conta.

Privacidade

A busca de usuários está presente no app para celulares, onde há um campo para pesquisar por nomes de contatos. Não há, porém, uma opção para encontrar amigos por meio de integração com o e-mail ou outras redes sociais.

Caso você não queira aparecer nas pesquisas do app, é possível desativar essa opção nas configurações. Desse modo, apenas quem tem o link do seu perfil pode acessá-lo para enviar mensagens anônimas.

Além disso, você também pode bloquear usuários, mesmo sem saber quem eles são. Apesar de os feedbacks serem anônimos, é necessário estar logado para enviar mensagens pelo aplicativo. A versão web do Sarahah, por outro lado, permite mandar recados sem estar registrado no serviço.

Caso tenha recebido um comentário irritante ou desinteressante, basta tocar sobre um botão para banir a pessoa e impedir que ela comente de novo enquanto estiver logada na mesma conta.

Críticas sem direito de resposta

Uma das reclamações recorrentes na Google Play Store e App Store dizem respeito ao direito de resposta. Ainda não é possível responder às mensagens recebidas, o que aparenta irritar a muitos usuários. Dessa forma, antes de baixar o app e entrar para o Sarahah, vale pensar se você aguenta receber críticas sem poder argumentar sobre elas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost