19 de abril de 2024

Com a volta dos trabalhos legislativos, expectativa é que CPI da Sehab não acabe em pizza

Último dia

Nesta segunda-feira (31) é o último dia para que trabalhadores efetuem os saques de contas inativas do FGTS. R$ 43 bilhões foram pagos pela Caixa Econômica Federal, um dinheiro, que, sem dúvida, aqueceu a economia brasileira. Isso representa 90% de todo recurso disponível para saque.

Ainda tem

Segundo a Caixa Econômica, ainda existem cerca de R$ 600 milhões disponíveis para saque. As regras para quem não conseguiu pegar o dinheiro serão publicadas nesta segunda-feira. Vale até o dia 31 de dezembro, o saque para quem se encaixar nas exigências que serão anunciadas.

No Acre

Empresários do setor da construção civil dizem nos quatro cantos da cidade que, dinheiro mesmo, esse ano, somente do FGTS ou das obras do DNIT. Com praticamente nenhuma grande obra em curso, o governo do Estado deixa a desejar no aquecimento da economia e na geração de emprego e renda.

A favor do emprego

Por falar em emprego, a Federação das Indústrias do Estado do Acre promove café da manhã em sua sede, na Avenida Ceará, para homenagear os deputados e senadores acreanos que votaram a favor da reforma trabalhista, ou “a favor do emprego”, como diz a campanha de marketing desenvolvida pela indústria.

Outro prazo

O prazo para os contribuintes com recursos não declarados no exterior regularizarem a situação fiscal acaba nesta segunda-feira (31). Também chamado de repatriação, o programa de regularização de ativos no exterior envolve o perdão do crime de evasão de divisas sobre recursos mantidos em outros países não declarados ao Fisco em troca do pagamento de 15% de imposto de Renda (IR) e 20,25% de multa.

Semana quente

A volta do recesso parlamentar nunca foi tão importante para o presidente Michel Temer. Na próxima quarta-feira (2), a Câmara dos Deputados decide se o Supremo Tribunal Federal será ou não autorizado a investigar o presidente por corrupção passiva.

Aécio convocado

Mesmo afastado da executiva do PSDB, o senador Aécio Neves foi convocado pelo presidente para ajudar a conseguir votos dos indecisos tucanos. Garantir presença em plenário é a estratégia número um do Palácio do Planalto. Eles falam em crise montada por interesses antipatriotas, ao falar do processo contra o presidente.

Sem quórum

A oposição aposta no prolongamento da sessão para esvaziar o plenário e evitar a votação na quarta-feira (2). Promessas de liberação de emendas estão sendo vigiadas pelo Diário Oficial da União.

CPI da Sehab

Na Terra de Galvez, a expectativa do retorno dos trabalhos legislativos é a sequência das investigações da Comissão de Investigação que apura irregularidades na distribuição de Casas Populares, bomba que estourou no colo do governo Tião Viana. Será que vai dar pizza?

Café amargo

O café da manhã do Palácio Rio Branco, que vinha sendo saboreado com desentendimentos por parte da oposição, ficou amargo, após o anúncio do PSDB de deixar o que chama de “aventura” de Tião Bocalom, do DEM. O isolamento dos democratas ascendeu uma luz nas estratégias do governo.

No Supermercado

Depois de vários telefonemas disparados pela executiva do Democratas, o encontro entre Major Rocha e Tião Bocalom aconteceu, por acaso, em um supermercado de Rio Branco. Dizem que Bocalom não estava com cara de bons amigos.

Fugiu do debate

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, fugiu do debate organizado pela Associação dos Municípios do Acre sobre Segurança Pública. O pré-candidato ao governo nem foi e sequer enviou representante ao encontro. Não faltaram críticas à cúpula de segurança. A Polícia Militar compareceu em bloco, dando um exemplo de compromisso social.

Relatório

O relatório da mesa redonda será amplamente divulgado e levado à quatro mãos para o Ministério da Justiça. Em termos regionais, a falta de financiamento da Segurança Pública foi um dos pontos altos debatidos no evento. Comparações da verba das polícias com a verba de mídia nortearam o ambiente técnico.

Livres e sorrindo

Os presos que fugiram do presídio de Cruzeiro do Sul ainda não foram localizados pelo sistema de segurança pública. Em nota, a secretária se limitou a dizer que todos eles são perigosos. Mais uma execução foi registrada no fim de semana, desta vez, na cidade de Brasileia.

Galo chegou novamente

Deu Atlético Acreano no confronto com o Gurupi. O time acreano passou sobrando para as quartas de final do campeonato brasileiro da série D. Agora tem pela frente um time do futebol do sul. O Galo é o único representante da região norte na competição. Chegou aonde conseguiu avançar ano passado.

A saúde sem estrutura

Uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM) com médicos neurologistas e neurocirurgiões de todo o Brasil indica que 76% dos hospitais públicos onde eles trabalham não apresentam condições adequadas para atender casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Apenas 3% dos serviços avaliados pelos médicos têm estrutura classificada como muito adequada e 21% como adequada, de acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira (31).

Arthur não resistiu

O bebê Arthur Cosme de Melo morreu ontem (30) no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, exatamente um mês depois de ser atingido por um tiro ainda no útero da mãe, na Favela do Lixão, em Duque de Caxias, na mesma região.

Tragédia

Claudinéia dos Santos Melo, de 29 anos, estava com 39 semanas de gravidez e teve que ser submetida a uma cesariana de emergência no Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. O tiro atravessou o tórax do bebê, que teve o pulmão e a coluna atingidos, além de ferimentos em uma das orelhas. Como a unidade não tinha UTI neonatal, Arthur foi transferido em estado grave para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes.

Debate suicida

A série de suicídios emplacada após a estudante Bruna Borges tirar a própria vida gerou um debate pelas redes sociais sobre ética jornalística. O suicídio foi acompanhado através de uma live na rede social Instagram por cerca de 300 internautas. Horas depois, os pais, em tese, cometeram o mesmo ato. Em ato contínuo, o ex-namorado da vítima também tentou, sem êxito, contra a vida.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost