PCCR Municipal por Segmento: uma grande conquista para todos os trabalhadores

Primeiramente, precisamos entender que o PCCR é um importante instrumento de políticas de remuneração e valorização de todos os profissionais. Desta forma, estabelecer uma estrutura de cargos e remuneração alinhada conforme as especificidades de cada categoria, funciona como uma importante ferramenta para motivar, estimular e, sobretudo, valorizar o bom desempenho de cada trabalhador.

Também é necessário relembrar toda a trajetória percorrida para se alcançar essa conquista, não foi fácil! O primeiro PCCR Geral havia sido criado no ano 2000 e até o ano passado a prefeitura nunca havia considerado os PCCR’s por segmentos.

Durante quase duas décadas os trabalhadores esperam por planos que valorizassem ainda mais as peculiaridades por categorias, mas a hora chegou. É agora! Trabalhadores, sindicalistas e a gestão Marcus Alexandre certamente deixarão um legado para todos os servidores municipais.

A história comprova que cada um dos avanços conquistados pelos trabalhadores foi fruto de intensa mobilização coletiva. Em relação aos nossos PCCR’s por segmentos não foi diferente. Lembram quando a Gestão municipal acatou este desejo tão antigo e justo da classe trabalhadora? Após o nosso Ato de Paralisação com mais de 500 trabalhadores no dia 20 de junho.

A partir daí o comando sindical formado democraticamente por muitas entidades sindicais recebeu vários servidores para ajudar na elaboração dos planos. Foram deixados de lado o ego e as divergências e, todos unidos, sindicalistas e trabalhadores, pela primeira vez na história, construíram os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração por Categorias.

Os PCCR’s por segmentos hoje apresentados para apreciação da Gestão municipal se baseiam nas pautas de reivindicações deliberadas e aprovadas em assembleias gerais de cada sindicato, com a participação efetiva e representativa dos trabalhadores. São fruto da participação de vários servidores das mais diversas categorias, que ajudaram a enriquecer os referidos planos com informações necessárias e relevantes para os sindicatos, muitas vezes até desconhecidas ou até então relegadas pela gestão.

Após 17 anos de espera, a aprovação dos PCCR’s por segmentos possibilitará, dentre muitas outras conquistas:

  • Prever, qualitativa e quantitativamente, os recursos humanos necessários
  • Delimitar atribuições, deveres e responsabilidades inerentes a cada cargo
  • Estabelecer uma estrutura salarial de acordo com as atribuições e nível de escolaridade do trabalhador
  • Oferecer oportunidades de remuneração capazes de produzir continuada estimulação aos servidores
  • Elaborar política de remuneração, contemplando salários, benefícios e remuneração variável para cada categoria

Com PCCR’s por segmentos, passaremos a reivindicar reajustes salariais por segmentos específicos, para incentivar a carreira, a qualificação e nível de formação de cada trabalhador, principalmente visando sua permanência no serviço público municipal, com implementação de políticas concretas de valorização.

Objetivamos alcançar o equilíbrio com salários isonômicos para cargos semelhantes, pagamento de verbas isonômicas, correção de valores de adicionais e de tabelas salariais através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo.

Até o dia 31 de outubro deste ano, “os novos PCCR’s” serão enviados para aprovação pela Câmara Municipal. Ansiamos que corrijam muitas das antigas distorções existentes e que as categorias sejam contempladas e valorizadas.

Contudo, precisamos fortalecer o nosso Sindicato. A peleja apenas começou! A parte textual está toda pronta e em 2 de agosto de 2017, em um ato histórico, foi entregue pelo comando sindical à Gestão para análise, com acompanhamento pelos Sindicatos.

A luta conjunta é necessária e a aprovação do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, agora por segmentos, será mais uma difícil batalha a ser travada, mas que pode ser vencida em conjunto: sindicalistas e trabalhadores.

Por isso, quanto mais sindicalizados, mais batalhas podemos travar sabendo que contamos com o apoio necessário para lutar e vencer. Desde o início do nosso mandato à frente da Assermurb, em 1º de fevereiro de 2016, tivemos a adesão de mais de 400 novos filiados e antigos que retornaram.

“Aproveitamos a oportunidade para convidar os servidores municipais que tiverem interesse em se filiar, que venham conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Assermurb. Pois lembrem-se, quem faz um sindicato forte é o trabalhador! E agora, mais do que nunca, precisamos de união e de força!”, concluiu Marquinhos Gama, presidente da Assermurb.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

PCCR Municipal por Segmento: uma grande conquista para todos os trabalhadores