20 de abril de 2024

Em comemoração ao Dia do Patrimônio, Iphan promove seminário nesta quinta

Nesta quinta-feira (17), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (Iphan/AC) comemora o Dia Nacional do Patrimônio com o seminário com um seminário onde serão ofertadas três palestras, mediadas pelo superintendente Jorge Mardini Sobrinho e ministradas pelas renomadas Andréia Baia Prestes (Iphan), Ivandra Rampanelli (Fundação Elias Mansour) e Aretuza Bandeira de Araújo (Fundação Garibaldi Brasil), no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Ufac, das 14h às 18h.

Todas as atividades são gratuitas e direcionadas aos estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

Confira a programação

Palestra 1 – Patrimônio Material e Imaterial

Palestrante: Andréia Baia Prestes

Na primeira palestra, Andréia Baia Prestes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AC), discorrerá sobre Patrimônio Material e Imaterial, com destaques para a reforma na Casa de Chico Mendes e o projeto de tombamento do Centro Histórico de Rio Branco. A palestrante também abordará a construção do Plano de Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício aos Mestres de Capoeira no Acre.

Ela é chefe de divisão técnica do Iphan/AC possui mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal do Paraná (UFPR), além disso é doutoranda em pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Palestra 2 – Patrimônio Arqueológico

Palestrante: Ivandra Rampanelli

O Patrimônio Arqueológico será o tema da segunda palestra, ministrada por Ivandra Rampanelli, pesquisadora de geoglifos, desenhos que foram escavados no solo da região amazônica e possuem diversas formas geométricas com grandes dimensões.

A palestrante explicará como são realizados os estudos dos arqueólogos na descoberta desses sítios arqueológicos, as áreas em que se encontram, as ações tomadas para preservar a sua integridade e como está o processo de tombamento.

Ivandra Rampanelli tem mestrado e doutorado em arqueologia e pré-história pela Universidade de Valencia, na Espanha. Ela atua como pesquisadora do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Acre – Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), no Acre, além de ser professora substituta na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Palestra 3 – Educação Patrimonial

Palestrante: Aretuza Bandeira de Araújo

A palestra de encerramento do evento será apresentada por Aretuza Bandeira de Araújo, que possui competência para enfatizar a importância da Educação Patrimonial, área a qual a palestrante realiza estudos sobre os bens culturais, objetivando valorizá-los e preservá-los, ao mesmo tempo em que passa todo o seu conhecimento sobre o assunto à população.

Aretuza Bandeira de Araújo é pesquisadora na área de História, atuou durante três anos no Patrimônio do Estado e há doze trabalha com gestão cultural na Prefeitura de Rio Branco, sendo atualmente técnica do Departamento de Patrimônio Cultural da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost