24 de abril de 2024

Pimenta: “Se até lâmpadas são acorrentadas na Cidade do Povo, o que restou de seguro?”

Contra a privatização

O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) se tornou o maior protagonista na luta contra a privatização da Eletroacre. Mais cinco empresas de energia elétrica estão no pacote de desestatização do governo Temer, que alega prejuízos à União decorrentes da manutenção das concessionárias.

Projeto

Moisés apresentou há dois dias, durante encontro em Brasília com os presidentes dos sindicatos dos urbanitários de quatro estados da Região Norte e dois do Nordeste, um projeto de lei que tenta vetar a privatização de seis concessionárias de energia elétrica. Elas estão situadas no Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Piauí e Alagoas.

Moisés Diniz /Foto: Reprodução

Temor

O deputado suspeita que o processo de privatização proposto pelo governo federal acarrete aumento das tarifas cobradas ao consumidor, demissão em massa de servidores e o corte de investimentos na melhoria da prestação dos serviços, a exemplo do que já ocorreu anteriormente.

Inclusão

A proposta de Moisés Diniz modifica o art. 3º da Lei nº 9.491, incluindo na lista de empresas que não podem ser privatizadas as seis concessionárias de energia elétrica. Caso seja aprovado, o projeto prevê a manutenção dessas empresas pela Eletrobras.

Destinação

No dia 30 de agosto, os presidentes dos sindicatos dos ubanitários retornarão a Brasília para protocolar na Mesa Diretora da Câmara o Projeto de Lei do deputado do PCdoB. Outra medida prevista é uma visita dos senadores eleitos pelos seis estados citados anteriormente ao ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho. Os parlamentares vão tentar sensibilizar Coelho para a importância de o governo federal continuar gerindo as estatais.

 

“Viajandão”

Bruno Borges, o estudante de Psicologia que sumiu até a publicação do seu primeiro livro, voltou a falar de viagens no tempo. Durante uma entrevista concedida à revista Veja desta semana, o rapaz disse já ter feito algumas.

Paulo Coelho que nada!

Graças aos deslocamentos temporais que jura ter feito, Bruno afirma ainda ser capaz de fazer previsões sobre o futuro. Diante dele, Paulo Coelho é um mero prestidigitador de circo. Aliás, seu misterioso desaparecimento mostra que o autor de “Brida” e “As Valkírias” ainda tem muito que aprender sobre marketing.

Elementar

Quem lida com partidos políticos está cansado de saber que a principal exigência das executivas nacionais é eleger nos estados o maior número de deputados federais possíveis. Isso porque o repasse do fundo partidário e o tempo de rádio e TV dependem do tamanho da bancada em Brasília.

Fatura

Não seria diferente com o Solidariedade, cuja maior expoente no Acre vem a ser Marcia Bittar. Portanto, é óbvio que a direção nacional da sigla exigiria uma contrapartida dela à concessão do comando estadual. E a cobrança veio ontem, 17, em forma de uma candidatura a deputada federal.

Clãs políticos

Ora, o que não dá pra entender é por que cargas d’água uma possível candidatura de Marcia causa tanta contrariedade. Recorrer ao argumento de que se trata de um projeto familiar esbarra na evidência de que membros de outros clãs fizeram carreira na política, a exemplo dos petistas irmãos Viana.

Vale por mil palavras

A imagem que circulou nas redes sociais de uma lâmpada presa a uma corrente como precaução aos furtos que pululam na Cidade do Povo depõe contra o maior projeto habitacional do governo de Tião Viana. É uma imagem que vale por mil palavras.

Lâmpada acorrentada /Foto: Reprodução

Cadê a polícia?

A Cidade do Povo também figura na imprensa local como palco de crimes bárbaros e vários delitos que inquietam seus moradores. E a reclamação quanto à falta de segurança pública é uníssona.

Sob nova direção

Filiados do PSB se preparam para a escolha da nova presidência da executiva municipal do partido. A eleição se dará na manhã deste sábado, dia 19, em congresso que acontecerá no auditório da Assembleia Legislativa do Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost