19 de abril de 2024

Polícia e Forças Armadas fazem operação em comunidades no RJ

As Forças Armadas e a polícias prenderam 15 suspeitos, inclusive um soldado do Exército, em uma grande operação em sete comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (21). O objetivo da ação é prender 14 traficantes, além de armas e drogas. Os agentes prenderam o soldado recruta do Exército Matheus Ferreira Lopes Aguiar, de 19 anos, suspeito de vazar informações das operações para traficantes do Rio. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), logo no início da manhã.

Há homens da Polícia Civil, Militar e Federal e das tropas federais nas favelas de Manguinhos, Bandeira Dois, Jacarezinho, Parque Arará, Mandela e Condomínio Morar Carioca e Alemão, na Zona Norte. Os presos estão sendo levados para a Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte.

De acordo com a polícia, durante toda a madrugada os agentes monitoraram os rádios utilizados por bandidos da comunidade do Jacaré e que às 3h eles disseram: “Vamos dispersar”, evidenciando que a operação teria vazado para os traficantes.

Cartaz do Disque-Denúncia com os procurados na operação desta segunda-feira em sete comunidades da Zona Norte (Foto: Divulgação/ Disque-Denúncia)

Segundo o coronel Roberto Itamar, do Comando Militar do Leste, não havia informações sobre confrontos desde o início da operação, às 5h, envolvendo militares.

Participam da operação cerca de mil homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Forças Armadas e Disque-Denúncia. A Secretaria de Segurança (Seseg) informa que as equipes das Forças Armadas estão responsáveis pelo cerco em algumas dessas regiões e baseadas em pontos estratégicos para garantia da ordem eno entorno das comunidades.

Algumas ruas estão interditadas e os espaços aéreos estão controlados com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Não há interferência nas operações dos aeroportos.

Na Favela do Jacarezinho, em dez dias sete pessoas morreram em trocas de tiros entre policiais e criminosos. Desde que o policial civil Bruno Guimarães Buhler, da Coordenadoria de Operações e Recuros Especiais (Core), foi morto durante uma operção, os tiroteios são constantes na comunidade.

Homens do Exército e Fuzileiros Navais começaram o deslocamento por volta das 5h. Cerca de 60 carros passaram em comboio pela Linha Amarela logo no inicio da manhã.

Além de receber denúncias através do telefone 2253-1177 e pelo WhatsApp do Portal dos Procurados (21) 98849-6099, a população pode enviar informações através do aplicativo “Disque Denúncia RJ”, disponível para celulares com Android e IOS, onde é possível enviar fotos e vídeos com a garantia do anonimato.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost