18 de abril de 2024

Acre integra Grupo de Trabalho Povos Indígenas da Força-Tarefa para o Clima

Uma comitiva acreana participou nesta semana, na Califórnia (EUA), de uma reunião de criação do Grupo de Trabalho Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Força-tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF).

A diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Magaly Medeiros, acompanhada de membros da Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC) representam o estado no evento.

A oficina e intercambio de aprendizagem “Construindo parcerias eficazes que promovam o desenvolvimento equitativo e sustentável” reuniu membros do Earth Innovation Institute e do GCF.

O encontro está sendo realizado desde o início da semana na Califórnia, EUA (Foto: Cedida)

Os participantes estão tratando das perspectivas subnacionais, internacionais e preparando o cenário para parcerias governamentais com comunidades indígenas tradicionais.

Representantes do GCF também estão orientando secretários dos estados e províncias que integram o grupo de trabalho. Alguns modelos de envolvimento bem-sucedidos foram apresentados e sua utilização como referência está sendo discutida.

No Acre, o IMC é uma das instituições responsáveis por trabalhar a política de compensação por baixa emissão de carbono implantada no estado.

“Nós apresentamos os resultados da política de baixa emissão de carbono quanto aos direitos, salvaguardas e ações realizadas para os povos indígenas com a implementação do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa)”, lembrou Magaly Medeiros, diretora-presidente do IMC.

Um planejamento das ações que serão executadas pelo Acre durante a Conferência para o Clima (COP-23), que será realizada em novembro na Alemanha, também está sendo elaborado.

A apresentação dessas experiências estimularam a discussão e elaboração de princípios que serão levados à próxima Reunião Anual do GCF, em setembro. Foram estabelecidos compromissos a serem assumidos entre governo, sociedade civil e povos indígenas/comunidades tradicionais.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost