Trupe do Banzeiro apresenta espetáculo Proteu em setembro e outubro

Demonstrar um cérebro humano perturbado em funcionamento, com apontamentos para as diversas causas que podem levar um ser humano a desenvolver doenças psicossomáticas. Esta é a proposta da Trupe do Banzeiro com o espetáculo teatral Proteu, baseado na obra de José Carlos Sibila, a ser apresentado nos próximos dias 9, 16, 23 e 30 de setembro, no Sesc Centro; e nos dias 7, 14 e 21 de outubro na Usina de Artes João Donato, sempre às 20 horas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A proposta é apontar as causas que podem levar ao desenvolvimento de doenças psicossomáticas. Foto: Natanael Gomes

Proteu – nome dado ao deus dos disfarces na mitologia grega – conta um período na vida de Alfredo, oprimido por tormentos de sua própria vida. Logo na infância, o personagem é abandonado pela mãe e, por conta disso, desenvolve Transtorno Dissociativo de Identidade, conhecido popularmente como “múltiplas personalidades”. A história gira em torno do universo de Alfredo, seja ele imaginário ou não.

Segundo o diretor do espetáculo, Ivan de Castela, a proposta já é antiga por parte da Trupe do Banzeiro e, para que fosse desenvolvida por completo, o elenco passou por preparações físicas, vocais e psicológicas. “Quisemos que os atores compreendessem a complexidade de Proteu, vivenciando os limites físicos e criativos. A partir disso, conseguimos construir, com as leituras de texto e ajuda de profissionais da área de psicologia e música, as personagens e várias personalidades de Alfredo”, explica.

Castela explica, ainda, que se entende que a peça é monólogo. “Mas, quando o autor apresenta as diferentes personalidades de Alfredo em cena, projeta aquilo que não vemos. Este trabalho vai mostrar, principalmente, a mente do personagem doente”, diz.

O ator e diretor Marcos Areal dá vida a Alfredo, e diz que o processo foi de suma importância para que o espetáculo fosse, finalmente, concretizado. “Este espetáculo já é uma ideia da trupe há vários anos. Dar vida a Alfredo me fez enxergar, ainda mais, os problemas psicossomáticos e reconhecer suas dificuldades. É uma peça teatral que, com certeza, atinge a vida de várias pessoas”, reflete.

Para mais informações, entre em contato pelo número (68) 99939-8878.

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost