Maternidade Bárbara Heliodora recebe homenagem na Câmara Municipal pelos seus 67 anos

A Câmara Municipal de Rio Branco apresentou uma moção de louvor para a Maternidade Barbara Heliodora pelos seus 67 anos. O requerimento de homenagem foi de autoria do vereador Jackson Ramos (PT), que destacou que de janeiro a agosto de 2017 a instituição já realizou 23.122 atendimentos de Urgência e Emergência.

O vereador Jackson Ramos aproveitou para contar um pouco da história da maternidade acreana. O parlamentar disse que o projeto na época foi considerado um exagero, pois seria construída em uma área afastada e o índice de natalidade naqueles tempos era de dois a três nascimentos por dia. “Mas o então governador José Guiomard dos Santos era um visionário e pensou na unidade com estrutura para suportar o crescimento da cidade”, destacou Ramos.

A maternidade se transformou em uma unidade de referência em atendimento às gestantes de alto risco no Acre

De acordo com o vereador, a escolha do nome seria em homenagem a Bárbara Heliodora, uma das principais líderes da famosa Inconfidência Mineira, e à mãe de Guiomard Santos, que também se chamava Bárbara.

O parlamentar lembrou que no início a maternidade contava com 120 servidores, além das tradicionais parteiras que atuaram como os médicos Ary Rodrigues, Laélia Alcântara e José Barral y Barral.

Para Jackson, a maternidade se transformou em uma unidade de referência em atendimento às gestantes de alto risco no Acre e conquistou prêmios pelo trabalho de humanização no parto, desenvolvendo projetos, sendo referência no atendimento às mulheres vítimas de abuso e violência sexual e em cuidados intermediários neonatais.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Maternidade Bárbara Heliodora recebe homenagem na Câmara Municipal pelos seus 67 anos