21 de abril de 2024

“O passado governado por eles foi cruel e ainda deixa marcas”, diz liderança socialista sobre oposição

Natural de Cruzeiro do Sul, mas morador de Rio Branco há cinco anos, o Contador Francisco Silva Borges, mais conhecido nas redes sociais como Francisco Panthio, é uma voz quase solitária na luta contra um exército de pessoas críticas, ácidas da esquerda e, mais pontualmente, da Frente Popular do Acre, que governo o Estado do Acre há 20 anos.

Panthio” com a boina do Che, acompanhado da esposa Nívia, numa festa bem representativa do capitalismo/Foto: Reprodução

Ele resiste bravamente. Defende seus ideais de esquerda, mesmo ante à derrocada mundo a fora dos regimes socialistas. Ex-suplente de vereador em sua Cruzeiro do Sul, “Panthio” se formou em Ciências Contábeis e, antes que alguém ache que ele defende o governo apenas por ideal, é atualmente uma espécie de gerente de acompanhamento do Programa de Saneamento Ambiental Integrado do Governo do Estado, nos municípios isolados, entre eles Santa Rosa, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Aos 34 anos de idade, 17 deles militando na esquerda, o admirador de Che Guevara conversou com o Blog do Evandro Cordeiro. Veja trechos da entrevista:

Blog – “Panthio”, você ainda acredita num projeto político de esquerda ou sua luta pelas redes sociais, onde as pessoas mais te conhecem, tem outras razões?

“Panthio” – Continuo acreditando. A esquerda é fundamental, pois é quem organiza as associações, classes de trabalhadores. A direita não fará isso nunca. Acha que discutir avanços sociais e direitos é querer tirar lucro do patrão.

Blog – Você é admirador, de fato, de lendas já desmascaradas da esquerda, como Che Guevara e Stalin, ou a esquerda que você defende é menos radical?

“Panthio” – Você fala de pessoas que construíram uma luta e não de lendas. Stalin, assim como outros, cumpriram um papel importante na luta pela reafirmação do socialismo em tempos diferentes e não podemos chamar de assassinos da humanidade quem lutava para dar o poder da sociedade aos trabalhadores. Se acham que o socialismo não deu certo tem razão, ainda não dominou o mundo, é uma luta permanente, que passa por uma resistência histórica.

Che Guevara foi um grande Revolucionário que assombrou o Capitalismo pela organização e estratégia por onde passou. Chamar de assassino e sanguinário só quem não leu a história contada da forma certa. Lutar pela libertação dos povos e contra o império dominador dos americanos sempre será contado de maneira distorcida. Aliás, não existiu e não existe nação mais destruidora do que os Estados Unidos. Invadem a soberania nacional dos países que não concordam com a sua política internacional e sempre criam guerras sob pretexto de libertação dos povos, quando sabemos que tudo não passa de tomada de riquezas, principalmente quando este tem Petróleo. O Iraque mudou, o Afeganistão ou Paquistão mudaram para melhor? Claro que não, só mortes de civis inocentes e muita destruição.

Não podemos achar que o socialismo no Brasil seria copiado do formato que era no Leste Europeu, aqui pensamos em uma nação que continue apaixonada por futebol, samba, liberto da intolerância religiosa e que possa fazer da sua grande riqueza econômica, patrimônio dos trabalhadores, afinal são eles o rolamento que produzem uma riqueza, concentrada nas mãos de uma minoria. Por exemplo: é uma vergonha um pais continental como o Brasil não ter uma política de Reforma Agrária que proporcione um pedacinho de terra para um trabalhador plantar, enquanto uma meia dúzia detém milhares de hectares muitas das vezes como acúmulo de riquezas desnecessária. O problema, Evandro, é que os Capitalistas usam a régua pelo resultado da exploração. Ou seja: pela riqueza.

Blog – Por que Lula, Dilma e os “meninos” do PT do Acre não fizeram essas mudanças, como a Reforma Agrária, há 20 anos que estão no poder?

“Panthio” – A Reforma Agrária é tarefa do Governo Federal. Não vou dizer que o Temer é o culpado. Essa é uma vergonha que se arrasta desde Sarney, passando por FHC, Lula e Dilma. E só piora. Os latifundiários, quando não ajudam a eleger mandatos, eles mesmos se elegem. É só ver quantos tem na Câmara e no Senado, inclusive ocupando ministérios. A luta contra estes é de Davi contra Golias.

Blog – Você acha, sinceramente, que o PT ainda tem algo a oferecer para os acreanos?

“Panthio” – Quanto ao PT eu vou além, meu partido (PCdoB) defende a repactuação da FPA do Acre, pois quando se está no poder por um período longo como este, se faz necessário estar constantemente observando a mudança do comportamento das pessoas e dos municípios. Quem vai votar agora que tem uma idade de 20 anos era um bebê quando o Jorge Viana ganhou a primeira vez. Não viu a oposição governar para fazer comparações.

Claro que foram importantes as mudanças, esse Estado avançou muito, mas algumas coisas eram básicas de necessidade comum do povo que não tinham na época, como por exemplo ensino médio em todo Estado, formação superior para professores e salários em dia. Mas quando se está no poder e isso é em todo lugar, aparecem os espertalhões, pessoas que passam a ocupar espaços importantes na gestão, que não tem o compromisso social com o povo. Na FPA tem gente assim também.

Por isso acho que se quisermos continuar governando o Acre, precisamos se reinventar, construir um novo programa político e ideológico. Acima de tudo porque temos uma eleição que será das mais desafiadoras de todas, mas que se conduzida sem arrogância e compreendendo as dificuldades, creio que temos possibilidades de ganhar. O povo tem medo de entregar o Acre na mão da oposição, Evandro. O passado governado por eles foi cruel e ainda deixa marcas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost