24 de abril de 2024

Crise pode fazer com que Prefeitura de Cruzeiro do Sul demita 150 servidores ainda este ano

Nas barras da justiça

Vereador N. Lima (sem partido) terá de responder a ação judicial depois de ter discutido, na Câmara da Capital, com um militante do PCdoB. Tudo por causa de um discurso feito por ele sobre o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC–RJ).

Virulência

N. Lima tem a língua solta, como se sabe, mas a militância de esquerda não perde a oportunidade de azucrinar os adversários políticos.

Falta respeito

Não se sabe ao certo o que disse o vereador ao militante e este ao vereador. A verdade, porém, é que tem gente precisando aprender a respeitar os que pensam diferente e expressam opiniões contrárias àquilo que acreditam.

Absurdo

Os hansenianos de Cruzeiro do Sul que tiveram de passar por amputação se queixam que há mais de dois anos não há material para confecção de próteses na oficina ortopédica do Hospital Dermatológico.

Denúncia

Segundo o coordenador do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), Manoel Alves da Silva, há dezenas de pessoas atingidas pela doença que estão impedidas de sair de casa devido à falta de prótese.

Só promessa

Manoel Alves afirma que o governador Tião Viana chegou a visitar Cruzeiro do Sul, fazendo com que seu staff na saúde se comprometesse a resolver a situação. “Mas só mandaram gesso”, lamentou Manoel Alves.

Calamidade

O problema é tão grave que os servidores do local estão reutilizando material para atender aos pacientes. Além disso, há casos de reaproveitamento de próteses de pessoas que faleceram.

Justificativa

O gerente do Hospital Dermatológico, Cleberson Félix, afirma que duas empresas, que há dois anos venceram as licitações para fornecer o material, desistiram do contrato. Resta saber porque, em 24 meses, o governo não providenciou nova licitação.

Aos amigos…

Com toda a certeza, se se tratasse de aquisição de material ou prestação de serviços por parte de empresários amigos, haveria celeridade por parte da comissão de licitação.

Inaceitável

Ainda assim, é inaceitável que um governo, cujo mandatário é médico, deixe esse tipo de coisa acontecer. E o mais grave é que Tião Viana foi informado do problema pessoalmente.

Tudo como antes

A partir do dia 1º de outubro, a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul voltará a realizar suas sessões ordinárias durante a noite. O “período experimental” que consistiu em antecipar para as manhãs de terças e quintas-feiras as atividades legislativas não agradou ao público, que deixou de comparecer às sessões.

Decisão democrática

O presidente da Câmara cruzeirense, vereador Romário Tavares (PMDB), disse à coluna que a decisão de voltar às sessões no período da noite foi tomada pela maioria dos legisladores.

Eficiência

O assessor de imprensa da Secretaria de Polícia Civil do Estado Acre, Sandro de Brito, é um dos poucos no atual governo que levam a sério as suas obrigações funcionais. Nunca deixa de atender aos colegas jornalistas e sempre retorna os pedidos de informação.

Força do Álcool Zero

A redução em 50% nos acidentes de trânsito com vítimas registrada no Acre nos últimos dois anos mostra a força das operações Álcool Zero. Prova de que as penalidades aplicadas aos infratores, quando severas, são pedagógicas.

Reforma já!

Aliás, é justamente o que falta ao país quando se fala na criminalidade que tomou proporções assustadoras em todos os estados. Leis brandas demais não apenas desanimam os policiais como servem de estímulo aos infratores.

Aperto

Prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), anunciou que vai dispensar 70 funcionários da limpeza pública municipal. Outros 80 estão na lista das demissões. É o preço da crise gestada nos governos do PT.

Olho maior que a barriga

Não obstante a crítica aos adversários políticos de Ilderlei, se ele, após nove meses de gestão, tem que demitir dezenas de servidores, por que cargas d’água assinou, no começo do ano, decreto de criação de 600 novos cargos comissionados no município?

Reação, apesar da crise política

Pesquisa do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgada na quinta (21), pelo Ministério do Trabalho, diz que no Brasil foram abertas 35.457 vagas de emprego formal em agosto.

Insuficiente

Apesar de positivo, o resultado é insuficiente para atender a um país em que o desemprego é estimado em 12,8% da população economicamente ativa. Isso equivale a aproximadamente 13 milhões de desempregados.

Polêmica

A tal da “cura gay” continua a dividir os que são a favor da liminar que favorece o tratamento psicológico da chamada “reversão sexual” e o grupo contrário à decisão judicial. Quem leu a matéria neste site com a advogada Joana D’Arc, e também o comentário do internauta Kellyton Menezes, sabe bem do que estamos falando.

Em cima do muro

Este colunista não toma partido no assunto por ignorar se a reversão sexual é mesmo possível. E por acreditar, como Joana D’Arc, que cada um faz o que bem entende desde que dentro dos limites legais. Mas considera também que o argumento segundo o qual a decisão judicial estigmatiza os homossexuais como doentes é de um exagero retórico risível – e portanto inadequado à seriedade do caso.

Patologia geral

A propósito do argumento usado pelos movimentos LGBT, Caetano Veloso estava coberto de razão ao dizer que de perto ninguém é normal. Em suma, todos precisamos de tratamento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost