Piloto que precisou fazer pouso forçado está com habilitação vencida desde 2013, diz Anac

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (25) que José Adelmo Araújo Santiago, de 51 anos, está com a habilitação suspensa desde 2013.

Santiago estava pilotando um avião de pequeno porte que precisou fazer um pouso forçado no último sábado (23) em uma praia do Seringal Bom Jardim, acima da Foz do Rio Juruparé no baixo Rio Envira. O G1 tentou contato por dois dias com a empresa Decolando, responsável pelo voo que seria entre Envira (AM) até Feijó, no Acre, mas não obteve retorno até esta publicação. Assim também como o piloto.

O médico Rosaldo Aguiar foi quem compartilhou a informação em seu perfil no Facebook após saber do ocorrido durante o plantão no hospital.

Ainda de acordo com o médico, no avião estava apenas um passageiro. Os dois não sofreram ferimentos, segundo Aguiar.Santigo também já foi protagonista de outro grande acidente em 2013. Na época, ele precisou fazer uma cirurgia no pé e passou alguns dias na UTI.

A Anac informou que desde o ano desse acidente, ele estava com a habilitação suspensa e não poderia pilotar a aeronave.
A agência destacou ainda que deve instaurar um processo administrativo para “aplicação de penalidades fixas aos envolvidos como multas, suspensão e até cassação de licenças e certificados, além do encaminhamento do caso ao Ministério Público, para a aplicação das medidas penais e judiciais cabíveis, caso seja necessário”, destaca.

Pilotar sem a devida habilitação, segundo a Anac, é uma infração ao Código Brasileiro de Aeronáutica. Além disso, Santiago também deve responder criminalmente pelo ato, caso seja necessário.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost