Senador Jorge Viana aponta importância do Fórum Mundial da Água

Evento vai reunir mais de 20 mil especialistas, em março de 2018, no Brasil para tratar da exploração dos recursos hídricos

O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou, durante essa semana, no Senado Federal, a importância da realização do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília entre 18 e 23 de março de 2018. “O evento vai reunir especialistas e autoridades de mais de 150 países no Brasil, para discutir o uso racional dos recursos hídricos”, disse. “Serão mais de 20 mil pessoas no fórum”. Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos sobre o uso da água.

Viana lembrou que esteve presente nos dois últimos fóruns mundiais, realizados na França e na Coréia do Sul, ao lado do atual chanceler brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. “Lutamos para sediar este fórum, o primeiro a ser realizado no hemisfério sul”, comentou. “O pessoal da Agência Nacional de Águas (ANA) está trabalhando intensamente, e do Itamaraty, para que o fórum seja um sucesso”.

Senador Jorge Viana (PT-AC)/Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Viana é um dos responsáveis pela programação do fórum, coordenando a frente parlamentar em apoio ao evento, ao lado de autoridades do governo. O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, está trabalhando, também voluntariamente, toda a parte do Judiciário. “Vamos ter membros do Judiciário e do Congresso de vários países discutindo a questão da água, que é sinônimo de vida”, destacou.

Ao lado do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), Viana estará presente na 137ª Assembleia da União Interparlamentar, que será realizada entre 12 e 18 de outubro em São Petersburgo, na Rússia. Ele vai fazer o discurso de honra, convidando em nome do Congresso brasileiro, os parlamentares de 145 países. “Estarão presentes 80 presidentes de parlamentos de todos o mundo e farei o convite para que venham debater no Fórum Mundial, em Brasília, o presente e o futuro da água”, disse. Viana é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso.

“Nós temos 12% da água doce do planeta, mas temos escassez em muitas nações deste recurso”, disse Viana. “O mundo tem mais de 1 bilhão de pessoas ainda que sem segurança e acesso à água”.

comentários

Veja também