Programa Quero Ler Indígena é lançado pela SEE nesta segunda-feira em Rio Branco

Investindo no potencial dos povos indígenas do Acre, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) lançou nesta segunda-feira (16) o programa Quero Ler Indígena. O principal objetivo da ação é a alfabetização das populações indígenas, que constituem uma significativa importância política e pedagógica no Acre.

A ação tem como público-alvo os indígenas mais velhos, que constituem as lideranças destes povos. Ao total, serão atendidos 2.120 alunos em 34 terras indígenas dos 15 povos indígenas no Acre.

Serão atendidos 2.120 alunos em 34 terras indígenas dos 15 povos indígenas no Acre/ Foto: Reprodução

“Alfabetizar, neste programa, é um ato político, cultural e educacional do governo do Estado, que é parceiro das populações indígenas e demonstra isto de forma concreta por meio da alfabetização de adultos nas aldeias”, explicou Marco Brandão, titular da SEE.

Para o governador Tião Viana, se trata de mais uma ação intercultural do Acre. “O acesso à leitura e ao conhecimento básico é um direito de todos, e nossa preocupação é que todos possam ser beneficiados com os investimentos que temos feito”, disse Viana.

No Acre, em números gerais, 600 professores indígenas atendem e lecionam nas 213 escolas construídas nas aldeias acreanas, com 8.497 alunos indígenas em todo o Estado.

Quadro de atendimento do programa/ Imagem: Reprodução

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost