Acre é apontado como 2º Estado brasileiro com menor número de mortes no trânsito

O Estado do Acre entrou em destaque nacional com a divulgação do Retrato da Segurança Viária 2017, realizada pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) e parceiros. Nos resultados apresentados, o Acre é o segundo estado brasileiro com menos número de mortes no trânsito.

As informações utilizadas para a pesquisa levaram em consideração dados de 2015, que indicaram 115 mortes em decorrência de acidentes nas vias. Em primeiro lugar, ficou o Estado do Amapá, com 93 mortes no trânsito.

LEIA NA ÍNTEGRA O RETRATO 

Pedro Longo, diretor-geral do Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC), afirmou que os números continuam diminuindo no Acre, e que são reflexo de uma população mais conscientizada. De acordo com o representante, isso é resultado direto dos investimentos em três eixos: educação no trânsito, fiscalização, e atividades de engenharia do tráfego (radar, sinalização e faixas de trânsito).

“Nossa equipe analisou os números baseados nas ocorrências entre janeiro e setembro de 2016 e 2017, e a redução continua. Nesse período em 2016, foram registrados 53 óbitos; e de janeiro a setembro deste ano, foram 33”, declarou Pedro.

Relatório levou em consideração dados de 2015. Imagem: Reprodução

PANORAMA NACIONAL

O Retrato da Segurança Viária no Brasil 2017 traz informações atualizadas, obtidas através do cruzamento de dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), da Confederação do Transporte (CNT), do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Depatamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Houve uma redução de 16% no número de mortes entre 2010 e 2015. O índice de óbitos por 100 habitantes, um indicador que reflete a magnitude do problema, atingiu 19,2, o melhor resultado desde 2004. Ainda em 2015, os acidentes fatais concentraram-se em 13 Estados brasileiros, que representam 80% do total.

São Paulo lidera o ranking dos Estados em números absolutos de óbitos, mas obtém o 4º menor indicador por 100 mil habitantes do país, atrás apenas de Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), os acidentes de trânsito já são a segunda causa de morte não natural evitável na população.v

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Acre é apontado como 2º Estado brasileiro com menor número de mortes no trânsito