23 de abril de 2024

Candidatos do Encceja no Acre terão que chegar de madrugada aos locais de prova

No Acre, 10.950 pessoas vão fazer ter que chegar de madrugada nos locais de prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova ocorre neste domingo (19). No entanto, devido ao fuso horário, os portões fecham às 5h45 e quem for fazer o certame deve chegar com uma hora de antecedência.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram no exame em todas as unidades da federação. A prova será feita em dois turnos. Pela manhã, por causa do fuso horário, os portões no local do certame no Acre abrem às 5h e fecham às 5h45. O exame começa a ser aplicado às 6h e a prova encerra às 10h.

Já à tarde, os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h15. A prova começa às 12h30 e os candidatos devem terminar as questões até 17h30. No Acre, a prova será aplicada em 29 locais, o que corresponde a 628 salas.

DOIS TURNOS

Fernanda Alves, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), explica que nem todos os candidatos precisam fazer as provas nos dois turnos e que isso vai depender das disciplinas nas quais se inscreveu.

A coordenadora explica que há pessoas que já obtiveram a declaração de proficiência em alguma área, seja durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou anteriormente no próprio Encceja. Esses, não precisam fazer as provas nos dois turnos.

“O Encceja é uma certificação que permite toda a conclusão do ensino fundamental ou médio, mas tem pessoas que não têm essa disponibilidade de estudar em escolas e aos poucos vão fazendo os exames de certificação. Aos poucos, por etapas, vão adquirindo as notas necessárias”, explica.

No site do Inep, o instituto explica que quem busca o certificado para ensino fundamental vai fazer a prova pela manhã. O certame nesse horário inclui as provas de ciências naturais; história e geografia. Ainda para o ensino fundamental, durante a tarde, os candidatos respondem as questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação.

Já quem busca o certificado para o ensino médio vai fazer pela manhã as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. À tarde, as provas serão de linguagens códigos e suas tecnologias, redação, matemática e suas tecnologias.

DIFICULDADES NO HORÁRIO

A coordenadora do EJA falou também sobre os problemas que vão ser enfrentados pelos candidatos devido ao fuso horário. Segundo ela, a Secretaria de Educação do Acre (SEE-AC) buscou alternativas junto ao Inep para reconsiderar o horário.

Assim como no Enem, os candidatos do Encceja seguem as mesmas regras e devem levar caneta preta de tubo transparente, sem borrachas, calculadores, dicionário ou outros objetos. O candidato deve levar documento oficial e original com foto. Também é permitido levar comida.

“Eles até entenderam e adiaram um pouco o início das provas que seria às 8h. Em função do horário, o último Encceja foi muito ruim, a abstenção foi muito grande. É preciso que os inscritos se programem e pensem em outras alternativas ao transporte público, pois a prova é anual e se a pessoa atrasar vai ficar fora”, disse.

Com informações do site G1 Acre

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost