25 de abril de 2024

Ifac realiza I Simpósio sobre Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da Educação Pública

Com objetivo de ampliar as discussões sobre saúde e qualidade de vida dos profissionais que atuam na educação pública municipal, estadual e federal, o Instituto Federal do Acre (Ifac) realiza o I Simpósio sobre Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da Educação Pública.

O evento acontecerá no dia 04 de dezembro, das 08h às 17h, no auditório do campus Rio Branco. Para participar, basta se inscrever através do link http://bit.ly/simposio_qualidade_vida. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado.

De acordo com a coordenadora do projeto, Marcilene da Rocha Garcia, que também é assistente social da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) do Ifac, as palestras irão abordar temas que tratam de aspectos preventivos das doenças que afetam os profissionais, como também sobre a importância de se repensar o ambiente e processo de trabalho para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da educação.

Evento acontece na próxima semana/Foto: reprodução

“É importante discutir o tema, pois além de alertar para a prevenção de doenças ocupacionais nos profissionais da Educação Pública de Rio Branco, o evento também visa contribuir para a obtenção de saúde e qualidade de vida tanto no ambiente organizacional quanto na vida cotidiana”, ressaltou Marcilene Garcia.

Conforme programação, o evento terá início às 08h30 com a realização da cerimônia de abertura. Às 09h, a palestra “Configuração e Estrutura Física do Ambiente de Trabalho” será ministrada pelos arquitetos e urbanistas e docentes do curso técnico em Segurança do Trabalho do Ifac, Emmanuely Andrade e Leandro Coradin.

A partir das 10h, a docente Emanuela Santos, que também é enfermeira do Trabalho, arquiteta e urbanista e docente do curso técnico em Segurança do Trabalho do Ifac, abordará o tema “Perfil e Condições de Saúde e Trabalho dos Docentes do Ifac”. Às 11h, a psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cleide Rodrigues, ministrará a palestra “Adoecimento Psíquico do Servidor na Educação”.

Às 14h, a fisioterapeuta do Ifac, Roneres Costa abordará o tema “Disfunções Muscoesqueléticas – LER/DORT”. A partir das 15h, a fonoaudióloga e analista comportamental, Gabriela Lima, dará a palestra “Voz e Saúde Vocal do Professor”. E para encerrar as atividades, às 16h, a empresária e coach Katiuscya Moura, será responsável pela palestra “Trabalho e Qualidade de Vida”.

O I Simpósio sobre Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da Educação Pública faz parte dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Ifac através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost