24 de abril de 2024

Consultoria do SENAI otimiza planejamento financeiro de empresas do Acre

“Hoje tenho informações que antes não tínhamos e muito mais praticidade. Consigo planejar a longo prazo, pois já tenho os dados todos emitidos, o que possibilita, por exemplo, saber o que terei que pagar ou receber daqui a três meses. Tivemos uma evolução de 90% no setor financeiro, saindo do caderno de anotações para uma planilha totalmente sistematizada e prática”.

Encerramento do trabalho foi marcado por uma palestra ministrada pelo administrador e consultor de Finanças Sandro Aguiar/Foto: Ascom

A declaração é da gerente financeira da Estágio Confecções, Ana Karen. Assim como a empresa do ramo de confecções, outros cinco empreendimentos locais de diferentes segmentos fizeram parte de um projeto piloto desenvolvido pelo SENAI do Mato Grosso em parceria com o SENAI/AC. A consultoria, com foco no controle financeiro e de custos para melhoria do desempenho das empresas, teve início no fim de setembro e foi concluída neste mês.

O encerramento do trabalho foi marcado por uma palestra ministrada na última sexta-feira, 8, no Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis, pelo administrador e consultor de Finanças do SENAI/MT, Sandro Aguiar. Na ocasião, ele abordou, entre outras coisas, a importância do controle financeiro e de custos para sustentabilidade das empresas e para que elas não corram riscos. O especialista também deu detalhes sobre a consultoria prestada aos empreendimentos.

“Fizemos um projeto piloto com seis empresas e tentamos implementar ferramentas ao longo de três meses. Nós vínhamos fazer a orientação e depois o SENAI/AC realizava o acompanhamento para que esses instrumentos acontecessem. Tudo isso com o propósito de esses empreendimentos tornarem suas finanças mais controladas e seus produtos mais bem analisados”, relatou Aguiar.

“Tivemos uma evolução de 90% no setor financeiro, saindo do caderno de anotações para uma planilha totalmente sistematizada e prática”, diz Ana Karen, gerente financeira da Estágio Confecções

Além da Estágio Confecções, participaram da consultoria as indústrias Miragina e Refrigerantes Quinari, panificadora e confeitaria Rosamélia, moveleira Sulatina e Digicópias. O empresário Abrahão Assis Felício, representante da Miragina e da Rosamélia, enalteceu o serviço prestado pelo SENAI.

“A consultoria foi de grande valia, pois nos ajudou a atualizarmos nossos custos e nos deu uma nova visão sobre vários aspectos financeiros. Hoje toda empresa precisa saber de forma bem clara quanto está ganhando e quanto está perdendo. Isso nos dá mais possibilidade no momento de negociarmos nossos produtos e serviços”, frisou Felício.

Diretor Regional do SENAI, César Dotto, destacou a satisfação das empresas. “Pelo que ouvimos dos empresários, percebemos que a consultoria foi extremamente produtiva. E o melhor é que, além de uma excelente parceria com o SENAI do Mato Grosso, a metodologia ficou para o SENAI do Acre continuar ofertando às empresas. Ou seja, quem não teve oportunidade de participar nesse primeiro momento, ainda poderá fazê-lo”, assinalou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost