Indígenas do Acre encontram com Papa; ‘Amazônia nunca esteve tão ameaçada’

Índios acreanos das tribos jaminauás e caxinauás estiveram com o Papa Francisco no Peru para falar sobre a Amazônia. A informação é da Ansa, agência de notícias italiana.

De acordo com a principal agência de notícias do país, que cobre o percurso de Papa nas terras andinas, ele se reuniu na sexta-feira (19), em Puerto Maldonado, no Peru, com povos da Amazônia e afirmou que a floresta está “mais ameaçada do que nunca”.

“Em seu discurso, acompanhado por povos indígenas de vários países, o líder da Igreja Católica disse que a região é uma ‘terra ameaçada’ em diversas frentes, como a ‘forte pressão dos grandes interesses econômicos que dirigem sua avidez para o petróleo, o gás, o ouro e as monoculturas agroindustriais’ ou ‘certas políticas’ que promovem a conservação da natureza ‘sem levar em conta o ser humano'”, destacou a agência.

Papa Francisco/Foto: Ansa

O Papa mostrou preocupação com os povos indígenas. “Provavelmente, os povos originários da Amazônia nunca estiveram tão ameaçados em seus territórios como agora”, declarou o Papa, denunciando a falta de alternativas para os indígenas, muitas vezes forçados a migrar para áreas urbanas para garantir sua sobrevivência.

O Pontífice entregou a cada grupo uma versão da “Louvado seja” traduzida para seu próprio idioma – entre eles estavam representantes dos jaminauás e dos caxinauás. “Desejei muito esse encontro, obrigado pela sua presença e por me ajudarem a ver mais de perto, em seus rostos, o reflexo dessa terra. Um rosto plural, de uma infinita variedade e de uma enorme riqueza biológica, cultural e espiritual”, destacou Francisco.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost