Ministro do STF determina que travestis sejam transferidas para presídio feminino

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência de duas travestis presas na Penitenciária de Presidente Prudente (SP) para um presídio feminino.

A decisão é do último dia 14 e foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela assessoria do STF.

Segundo o STF, a defesa de uma das travestis argumentou que a cliente está em uma penitenciária masculina, divide a cela com 31 homens e está “sofrendo todo o tipo de influências psicológicas e corporais”.

O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Carlos Moura/STF)

Ainda de acordo com o Supremo, uma das travestis foi presa por crime de extorsão mediante restrição da liberdade da vítima – a outra travesti é tida como corré no crime.

Decisão

Ao analisar o caso, Barroso seguiu resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação segundo a qual as travestis presas têm o direito de ser chamadas pelo nome social.

Pela resolução, as travestis também devem ficar em “espaços de vivência específicos” para garantir a segurança delas em razão da “especial vulnerabilidade”.

Na decisão, Barroso também citou uma resolução de 2014 da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo que define que as travestis poderão: usar peças íntimas conforme o gênero; manter o cabelo na altura dos ombros; e ter acesso a ala ou cela específica “de modo a garantir sua dignidade, individualidade e adequado alojamento”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Ministro do STF determina que travestis sejam transferidas para presídio feminino