Turismo sustentável desponta na Amazônia

Nem tudo é notícia ruim sobre a Amazônia brasileira. Este ano, pela terceira vez, o Brasil é finalista na premiação global de turismo sustentável da WTTC: o Tourism for Tomorrow Awards, promovido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, um fórum para a indústria de viagens e turismo. Quem concorre é o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (no município de Tefé, Estado do Amazonas), na categoria Comunidade, com a pousada Uacari. A premiação reconhece as melhores práticas em turismo sustentável ao redor do mundo; vencedores serão anunciados na Cúpula Global da WTTC em Buenos Aires, em abril.

Gestão de pousada é compartilhada…

Localizada na bacia amazônica e dentro da Reserva Mamirauá (unidade de conservação e administração do governo do Amazonas), a pousada flutuante Uacari apoia 400 membros da comunidade. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e uma associação de guias turísticos e moradores locais são co-gestores da pousada, que nos últimos anos hospedou cerca de 11 mil visitantes. Cada R$ 1 gerado retornou R$ 5 em benefícios para a comunidade local. Até 2022, proprietários da pousada pretendem deixar integralmente a gestão para as comunidades locais.

…com guias e moradores de Tefé

O Instituto Mamirauá concorre na categoria Comunidade com outros dois finalistas: o sul africano & Beyond e o indiano Global Himalyan Expeditions (GHE). Em 2017, o Refúgio Ecológico Caiman – uma fazenda de 53 mil hectares em Miranda, no Pantanal Sul Matogrossense – chegou à final na categoria Meio Ambiente, e em 2014 Bonito, no Mato Grosso do Sul, chegou à final na categoria Destino. A Uacari foi indicada basicamente pelo trabalho na conservação dos recursos naturais da região, utilizando o turismo para proteger a biodiversidade.

Interação com a natureza

“É gratificante estarmos entre os finalistas do prêmio, pois é o reconhecimento do trabalho de muitos comunitários e técnicos que se dedicam ao longo desses anos para tornar viável e replicável a ideia de um negócio social de ecoturismo sustentável em um ambiente tão desafiador”, afirma Luciana Cobra, gestora operacional da pousada. Segundo ela, a “alma” da Uacari é “a vibração afinada entre todos os atores envolvidos, comunidades, visitantes, pesquisadores e técnicos na intenção de propiciar uma interação harmoniosa para pessoas e natureza”.

Foco no mercado da Ásia

A Embraco, uma líder global em soluções para refrigeração, com capacidade anual de produção de 40 milhões de compressores por ano, reforça sua presença no mercado asiático em 2018. Entre fevereiro e março, a empresa participará de três grandes eventos do setor de refrigeração em importantes polos da região: a ATMOsphere, no Japão; Acrex, na Índia; e AWE, na China. A companhia apresenta soluções residenciais e comerciais para o varejo, a maior parte à base de refrigerantes naturais – fluídos de maior eficiência energética e menor impacto ambiental.

Passagens em um clique

A ClickBus, plataforma de venda de passagens de ônibus cresceu 60% em 2017 e fechou o ano operando com 120 empresas, das 190 registradas pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que resulta na oferta de mais de 4 mil destinos no País. O ano foi marcado por diversa inovações de tecnologia, investimentos em marca e lançamento de uma nova unidade de negócios de sites de empresas de ônibus e de grandes rodoviárias, aumentando ainda mais a participação online nas vendas de passagens de ônibus no Brasil, ressalta a empresa. As passagens adquiridas por dispositivos móveis já representam 40% do total, um avanço de 50% em relação a 2016. O e-commerce do setor rodoviário no Brasil deve movimentar em 2017 R$ 916 milhões de reais vendendo aproximadamente 9.7 milhões de passagens rodoviárias. A representatividade do on-line nas vendas de passagens rodoviárias aumentou um ponto percentual em comparação com 2016, e passa a representar 6% das vendas totais de todas as passagens de ônibus. O acesso e compras pelo celular aumentou no primeiro semestre de 2017; acessos mobile que incluem acessos no aplicativo e site mobile hoje representam 58% dos acessos. O restante, 42%, são acessos registrados no desktop.

A força dos marketplaces

Uma nova modalidade de vendas on-line vem contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do setor de ar-condicionado. Trata-se dos marketplaces, plataformas que oferecem aos vendedores infraestrutura e audiência, assim como os shoppings centers fazem no ambiente off-line, explica Fernando Crizol, gerente de Marketplace da CentralAr.com, e-commerce líder em vendas de ar-condicionado no Brasil, que passou a investir, em 2015, neste tipo de varejo. Tendência em todo o mundo, o modelo chamou a atenção da CentralAr.com. Contudo, foi em 2017 que registramos o maior faturamento vindo dos marketplaces: cerca de 35% das vendas totais da empresa vieram de plataformas, como Zoom e Amazon. “Em um ano, a venda neste tipo de canal aumentou cerca de 65%”, diz o executivo.

Liliana Lavoratti é editora de fechamento do DCI

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