Manifestantes iniciam greve geral na Bolívia e Evo teria mandado “derrubar barreiras”

Com a entonação do hino de Santa Cruz aos pés do Cristo Redentor, é assim que a greve cívica organizada pelo Comitê Pro Santa Cruz, na Bolívia, começou na quarta-feira (21) e apoiada por diferentes plataformas de cidadãos.

A greve de 24 horas que começa em Santa Cruz coincide com as mobilizações no resto do país, com exceção de Oruro, e rejeita o repostório do presidente Evo Morales.

Fernando Cuéllar, presidente cívico de Santa Cruz, foi ao lugar acompanhado de representantes de diferentes setores. Após o ato simbólico, ele saiu em uma caravana para fazer um passeio pelos diferentes pontos bloqueados da capital de Santa Cruz.

A greve cívica começou nesta quarta-feira em Santa Cruz/Foto: Comité Pro Santa Cruz

O líder cívico e os representantes das plataformas chegaram a Cristo, o Redentor, gritando: “Bolívia disse Não”.

“As pessoas hoje novamente para dizer aos nossos líderes que não queremos uma reeleição indefinida, queremos que a Bolívia tenha e viva em uma democracia , é por isso que ela pára hoje”, disse o líder cívico de Santa Cruz.

Ele acrescentou que todas as rotundas estarão bloqueando pontos e pediram à polícia que lhes dê as garantias necessárias para que o direito de protesto possa ser exercido livremente.

De acordo com o previsto, em Santa Cruz o desemprego será acompanhado pelo fechamento de rodovias, assegurou a Luis Alberto Áñez, presidente cívico das províncias de Santa Cruz.

“Hoje as províncias, nos cinco quarteirões que compõem o departamento de Santa Cruz, cumprirão a greve com o fechamento de estradas. Nos Vales, bloqueamos Mairana e Samaipata ; em Coordillera, Cabezas, Abapó e Camiri; na Chiquitânia, os municípios de Cotoca à fronteira e de Guarayos a San Matías, no Norte Integrado serão bloqueados em Warnes e Yapacaní “, informou Áñez.

No entanto, na tarde de terça-feira, o Ministério do Governo encarregou a polícia de garantir a circulação das estradas em todo o país. O Ministério da Educação também confirmou que as aulas deveriam ser normais. Em contraste com esta mensagem, o Conselho Escolar de Pais de Santa Cruz afirmou que os alunos não serão enviados às escolas para salvaguardar sua segurança.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Manifestantes iniciam greve geral na Bolívia e Evo teria mandado “derrubar barreiras”