24 de abril de 2024

Cinco municípios acreanos sobem de categoria na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Após a última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, administrado pelo Ministério do Turismo (MTur), cinco municípios acreanos subiram de categoria: Cruzeiro do Sul e Tarauacá foram para a classificação C, e Mâncio Lima, Porto Acre e Porto Walter, para a D.

Com isso, as duas primeiras cidades poderão contar com até R$ 400 mil por ano para a realização de festejos, enquanto as demais poderão receber até R$ 150 mil.

O indicativo aponta o crescimento das cidades a partir do avanço econômico no setor, por terem aumentado o número de empregos por meio do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais. O estado ainda se destaca por não ter tido nenhum município com redução de suas categorias.

No Acre, dez cidades compõem o mapa: Plácido de Castro, Porto Acre, Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Assis Brasil e Rio Branco. No último ano, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) acionou todos os municípios para que realizassem o cadastro no site da instituição federal, que abre a cada dois anos para atualização e novas inscrições.

Rio Croa, localizado no município de Cruzeiro do Sul. Foto: Gleilson Miranda

“Para constar no Mapa do Turismo, o órgão de cada município precisa se cadastrar e manter a atualização em dia. Explicamos a todos a importância de submeterem os documentos para o Ministério do Turismo, além de nos colocarmos à disposição com informações necessárias e ajudar no cadastro para que o máximo de cidades acreanas estive inserida”, explica a gestora da Setul, Rachel Moreira.

A secretária também destacou que aqueles que não estiverem no mapa não poderão receber recursos do ministério, seja por meio de editais ou emendas parlamentares. “Sabemos da importância do turismo para a economia das cidades, por isso estivemos ao longo de vários meses de 2017 divulgando e entrando em contato com os órgãos de todo o estado via telefone e e-mail”, complementa a secretária.

Sobre o Mapa do Turismo

O Mapa do Turismo visa otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas, aperfeiçoar a gestão pública e auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional.

O mapa nacional está na quinta edição e é atualizado bienalmente. No momento, conta com 3.285 municípios cadastrados, divididos em 328 regiões turísticas nas 27 unidades da federação.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost