Falta da vacinas para crianças na rede pública preocupa secretaria municipal de saúde

Não só no Acre, mas em todo o Brasil a rede pública de saúde está sem estoque de vacina pentavalente. A vacina é destinada a crianças de 0 a 1 ano de idade e protege contra: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por influenza e Poliomelite.

Nos postos de saúde a procura tem sido grande. A vacina tem que ser administrada em crianças em três doses, sendo uma a cada dois meses. Em contato com o secretário municipal de saúde, Oteniel Almeida, ele alerta não haver previsão de chegada.

Vacina pentavalente previne doenças como: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por influenza e Poliomelite /Foto: Reprodução

“É importante esclarecer a população que essas vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde através do Governo Federal e não estão chegando nos municípios devido a um problema na fabricação”, disse Almeida.

No Acre não há laboratórios onde os pais possam tomar como alternativa para comercialização das doses. A preocupação é notória, haja vista que todas as doenças podem levar a criança ao óbito se não tratadas devidamente. No Acre, nos últimos períodos, não há registros de ocorrência dessas doenças, porém, a secretaria está em estado de alerta.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost