Rezoneamento promove remanejo dos eleitores de Capixaba para 2ª Zona Eleitoral

Cerca de 6.500 eleitores de Capixaba, anteriormente inscritos na 8ª Zona Eleitoral, com sede em Senador Guiomard, foram remanejados pela Justiça Eleitoral para a 2ª Zona Eleitoral, com sede em Xapuri. A alteração ocorreu em cumprimento às Resoluções TSE 23.422/2014 e 23.512/2017, tendo a última a finalidade maior de racionalizar recursos.

Na prática, não há impacto para os eleitores, já que não precisarão comparecer ao cartório para alteração do título de eleitor. A alteração de dados já foi feita automaticamente pelo sistema da Justiça Eleitoral, e os locais de votação permanecerão os mesmos.

“É importante que o eleitor de Capixaba saiba que essa mudança não trouxe para ele nenhum impacto negativo no dia das Eleições, pois ele irá se dirigir ao mesmo local para votar”, esclareceu a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Regina Ferrari.

Todavia, é importante que o eleitor esteja atento aos números novos das seções eleitorais no dia das Eleições. Os locais estarão identificados com placas informando o número da seção a que eles pertenciam e o número novo, para evitar qualquer dificuldade na hora de identificar a sala.

Outra facilidade oferecida pela Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta permite ao eleitor o acesso ao título digital com as informações referentes à seção e zona atualizadas. Para a presidente do TRE-AC, além de proporcionar comodidade ao eleitor, o aplicativo também representa uma economia relevante à Justiça Eleitoral com a diminuição de custos com impressão de documento em papel.

Ferramenta permite que o eleitor veja a seção e zona atualizadas. Foto: Reprodução

Entretanto, o eleitor que optar pela segunda via do título impressa poderá se dirigir ao Posto de Atendimento Eleitoral de Capixaba, localizado no prédio da Secretaria de Assistência Social do Município. O atendimento é de segunda a sexta, de 7 às 13 horas.

SOBRE O E-TÍTULO

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponível no Google Play e na App Store. Ao inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

A versão digital do título tem novidades em relação à via tradicional impressa. O documento traz a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão juntamente com suas impressões digitais. No entanto, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Rezoneamento promove remanejo dos eleitores de Capixaba para 2ª Zona Eleitoral