17 de abril de 2024

De todas as idades: crianças apostam na produção de conteúdo digital em canais do YouTube

Não é nenhuma novidade que as redes sociais atraem pessoas de todas as idades. Além de prestigiar a criatividade alheia, também é possível se tornar um produtor de conteúdo ao simplesmente ligar a câmera e postar fragmentos do dia a dia na internet.

Das ferramentas digitais, o YouTube segue como uma enorme ferramenta de produção de conteúdo. São milhões de usuários que, se inspirando nas mais diversas temáticas, expões partes da própria vida na internet, com fins ou não de se tornar uma celebridade virtual.

No Acre, além dos influenciadores digitais adultos, começam a surgir – e a se destacar – as produções feitas por crianças na Capital acreana.

GEEK & CHIC

De estilos visivelmente diferentes, mas complementares, as primas Ana Clara Martinello e Júlia Martinello, ambas com 11 anos, já investem na marca “Geek & Chic” há quase dois anos. No Instagram (@geek_e_chic_com_voces), as meninas já possuem quase 3 mil seguidores, além de contar com mais de mil inscritos no canal do YouTube de mesmo nome.

Ana Clara e Júlia são primas e trazem um pouco do cotidiano para as redes sociais. Foto: Reprodução

De material escolar a vídeos musicais, Ana e Júlia seguem trazendo esses elementos de suas faixas etárias para o próprio canal. Graças ao alcance dos perfis, as meninas também já foram convidadas para diversos eventos em Rio Branco.

A supervisão dos perfis, bem como a gravação, edição e publicação das fotos e vídeos, fica sob supervisão de Ivete Martinello, avó de Ana e Júlia. Aos 54 anos, Ivete apoia a vontade das netas de participar do “mundo digital”, destacando que “a internet é uma realidade que faz parte do cotidiano de todos”.

Instagram da “Geek & Chic” está prestes a alcançar 3 mil seguidores. Imagem: Reprodução

“Acho que os pais devem incentivar a criatividade das crianças, mesmo que seja através da gravação de vídeos e fotos. Isso vai aos poucos trabalhando a timidez e ajuda a criança a se expressar melhor. Mas nem tudo deve ser postado em redes sociais. Tem que ter muito cuidado com o que se posta, sendo necessários critérios e uma filtragem do conteúdo. Os responsáveis pela segurança desses jovens têm que estar ao lado e acompanhar”, disse Ivete.

“QUERO SER ARTISTA”

Com apenas 5 anos de idade, Isabela Dantas já possui uma convicção na voz quando é perguntada sobre o que quer ser quando crescer. “Quero ser artista!”, diz a menina, filha do casal Pancho Roque e Adriana Dantas.

Isabela Dantas possui 5 anos e sonha em “ser artista”. Foto: ContilNet

“Ela gosta muito de navegar no YouTube e de usar as tecnologias. Então pensei: por que não estimular essa veia mais ‘artística’ da minha filha com vídeos? Foi aí que criamos o canal. Ela virou YouTuber, e eu sou a equipe de produção”, explicou Pancho.

Nos vídeos , Isabela aparece visitando uma sorveteria da Capital, além de fazer mini-análises de alguns dos brinquedos que possui, como as bonecas da linha Baby Alive.

“Eu gosto muito de brincar com elas e de mostrar como elas são boas. Quero ser artista. Meu pai, minha mãe e minha irmã Gabriela me ajudam sempre que eu peço, e é muito bom assistir os vídeos depois”, disse Isabela.

“Os pais são os maiores fãs”, disse Pancho Roque, pai de Isabela. Foto: ContilNet

Mas apesar das postagens e da diversão, o tom de alerta sempre está presente, mesmo que discretamente. “Se trata de um incentivo à criatividade da criança, que ao mesmo tempo trabalha a autoestima e a capacidade de expressão em público. Embora tenha essa vantagem, claro que nos preocupamos com pessoas de más intenções na internet. Então tudo que ela acessa é supervisionado por mim, por minha esposa e pela minha filha mais velha”, disse Pancho.

2 HORAS POR DIA

A equipe da ContilNet entrou em contato com Silvana Brito, psicóloga que atua há 10 anos na área da psicologia infantil, para que a profissional enfatizasse quais os cuidados que os adultos precisam ter no que diz respeito à exposição das crianças na internet.

PRIORIZAÇÃO: “É muito importante que os pais priorizem o conteúdo que é consumido pelas crianças, e se o mesmo é adequado para a faixa etária delas. Mesmo que pensem que a criança seja considerada ‘inteligente’ para a idade, ainda há uma dificuldade em ter uma compreensão de assuntos além da idade delas”.

EXPOSIÇÃO: “Toda exposição, seja ela qual for, não é muito bem-vinda para a infância. Na internet, isso fica ainda mais perigoso se não houver um monitoramento das atividades. Mesmo que elas estejam em sites de acordo com a idade, às vezes algumas propagandas levam para conteúdo inapropriado. Como a criança só precisa apertar o dedinho ali, portas para assuntos que ela não compreende se abrem. É aí que entra o perigo de cair nas armadilhas de pedófilos na internet, já que se trata de um mundo disponível ao alcance de um clique”.

ORIENTAÇÃO: “Não é recomendado que crianças passem mais de duas horas por dia no computador, no tablet ou no celular. Além das situações mencionadas, as crianças já começam a desenvolver certos problemas de saúde que são do ‘mundo adulto’, como problema de coluna, lesão por esforço repetitivo (LER) e visão prejudicada”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost