25 de abril de 2024

Mostra temática “Lugar de Mulher é no Cinema” começa nesta segunda em Rio Branco

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, será exibida em Rio Branco, uma série de filmes e documentários nacionais, que retratam as mulheres em diferentes contextos e nuances.

Os curtas e filmes serão exibidos na Biblioteca Pública Estadual a partir das 14 horas. As sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

A mostra intitulada “Lugar de Mulher é no Cinema” é uma ação da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Educação para os Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (CEDHCD) e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), com apoio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Filmoteca Acreana e outros parceiros.

Mostra é homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Imagem: Reprodução

“Escolhemos esses filmes de acordo com as datas e os temas que atuamos, nesse caso a mulher. Para que possamos refletir sobre o tema a partir de diferente épocas e contextos”, explica Izis Melo, coordenadora da CEDHCD, da SEE.

FILMES

A primeira sessão começa nesta segunda-feira (5) com a produção “O Renascimento do Parto”, que retrata a realidade médica e obstétrica mundial. No documentário, alguns especialistas relatam suas experiências e questionam a opção médica dominante na hora do parto, além de outros elementos científicos que envolvem o futuro da humanidade.

Na terça-feira (6) será exibido o drama “Que Bom Te Ver Viva”, produção brasileira onde ex-presas políticas da ditadura militar analisam como puderam enfrentar as torturas e prisões na época. O filme intercala cenas documentais com um monólogo ficcional. Na trama, elas relatam ainda as diferentes situações e como sobreviveram a esse período.

No dia 7, véspera do dia da Mulher, será a vez da Sessão Brasileiras, com três curtas: “Leila para Sempre Diniz, EH PAGU, EH e Vida”. E na quinta-feira, Dia Internacional da Mulher (8), será exibido o filme “Estamira”, que encerra a mostra.

Filme retrata trabalhadora de um aterro sanitário no RiJ. Imagem: Reprodução

Como o próprio nome diz, a obra se debruça sobre a vida de Estamira Gomes de Sousa, que trabalha em um aterro sanitário no Rio de Janeiro. Com um discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost