19 de abril de 2024

Masturbar-se todo dia evita câncer de próstata?

O câncer de próstata é, com razão, um problema de saúde que assusta bastante os homens.

Segundo tipo de tumor mais comum em indivíduos do sexo masculino com mais de 50 anos, a doença tem cerca de 62 mil casos registrados no Brasil por ano. Além disso, é a segunda principal causa de morte por tumor entre homens no mundo, apesar de o problema possuir mais de 90% de chance de cura se diagnosticado precocemente.

Praticar exercícios regularmente, manter uma alimentação saudável, não beber, não fumar e consultar-se com um urologista periodicamente após os 40 anos são as principais formas de se proteger do câncer de próstata. No entanto, a ciência estuda outras maneiras de prevenir a doença. E uma delas pode ser algo bem simples e estar, literalmente, na sua mão.

Masturbação evita câncer?

Apesar de ainda não ser possível afirmar categoricamente isso, é bastante provável que a relação exista. Pesquisas realizadas em diferentes universidades mostraram uma correlação entre a quantidade de ejaculações e a redução no risco de câncer de próstata.

Os cientistas descobriram que a incidência da doença é menor em jovens (20 a 30 anos) que gozam de cinco a sete vezes por semana e também em homens mais velhos (na faixa dos 50 anos) que ejaculam uma vez por semana. No entanto, isso foi apenas uma correlação e não dá para garantir 100% o benefício, pois fatores como alimentação, atividade física e melhores cuidados médicos não foram isolados nos estudos e podem ter influenciado o resultado.

Por que ejacular pode proteger sua próstata?

Uma das explicações é que ao ejacular você elimina toxinas presentes no sêmen. Isso diminui a quantidade de substâncias no organismo que provocam irritação e podem levar ao aparecimento de tumores. Não é possível determinar, ainda, se há diferença no nível de proteção quando a ejaculação é resultado de masturbação ou relação sexual.

Fontes: Francisco Kanasiro, médico urologista e diretor da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP); e Gustavo Cardoso Guimarães, cirurgião oncológico e líder do Departamento de Urologia do A. C. Camargo Cancer Center.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost