Dia do Consumidor tem descontos em todo Brasil; aproveite

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é celebrado nesta quinta-feira (15) e muitas lojas aproveitam a data para oferecer descontos especiais. Com o nome de Dia do Consumidor 2018, Semana do Consumidor e até Mês do Consumidor, as promoções vão de produtos de beleza a aparelhos eletrônicos.

Estima-se para este ano um faturamento de R$ 223 milhões para o Dia do Consumidor, de acordo com a Ebit, empresa que fornece informações sobre comércio eletrônico brasileiro.

Vale lembrar que a data tem como objetivo reforçar a garantia dos direitos dos compradores. Por isso, assim como na Black Friday, é essencial ficar atento para não cair em esquemas ou preços falsos. Verificar o histórico de preços e a reputação das lojas, além de conferir a segurança do site e de seu computador são algumas medidas para aproveitar descontos e comprar pela web sem problemas.

1. Use comparativos de preços

Em um momento de promoções, muitos sites anunciam que estão com descontos de 10%, 20%, 50%. Entretanto, as ofertas podem ser diferentes do que é sinalizado, como o popular “a metade do dobro”. Para isso, o caminho ideal para encontrar a melhor oferta é com a ajuda de plataformas como o Buscapé, Zoom, BondFaro e até mesmo o Google Shopping.

Todos esses sites funcionam de forma semelhante. Para usar, basta inserir o nome do produto que procura (de preferência, informar modelo, marca e configuração) e aguardar até que a ferramenta mostre os preços nas principais lojas virtuais do país e o mais importante: o histórico de preço do produto. Assim, você poderá avaliar se o que você deseja comprar está realmente mais barato do que antes da promoção.

2. Verifique se o site é seguro

Após encontrar o produto que deseja com o preço mais barato, é importante verificar se a loja virtual é confiável. Certifique-se de que o site oferece endereço, telefone e CNPJ. Quanto mais informações do estabelecimento, melhor para verificar. Acesse o site da Receita Federal (idg.receita.fazenda.gov.br), insira os dados e confira a situação do e-commerce.

Também vale observar quais as formas de pagamento são aceitas e se o site trabalha com conexão criptografada com o protocolo https:// na URL da página, indicado pela cor verde e um cadeado. Todas essas informações devem reforçar a credibilidade da loja online.

3. Pesquise a reputação da loja

O Procon oferece uma lista de sites para que os consumidores devem evitar. A página, segundo a instituição, está sempre atualizada e mostra lojas virtuais que já tiveram algum tipo de problema no passado. Além disso, para saber a reputação do e-commerce no qual pretender fazer a compra, uma verificação no Reclame Aqui é essencial.

A ferramenta reúne as reclamações de usuários sobre qualquer empresa ou serviço e também exibe as soluções feitas ou não pelos estabelecimentos citados. É possível ver, por exemplo, se as lojas buscaram resolver os problemas dos clientes.

Para tirar qualquer resquício de dúvida, as páginas das empresas nas redes sociais também são úteis para pesquisar a reputação. Procure por comentários ou menções feitas pelos consumidores para saber se há alguma análise negativa.

4. Mantenha o antivírus atualizado

Ao fazer uma compra pela Internet, é necessário inserir alguns dados pessoais e bancários, dependendo da forma de pagamento escolhida. Para garantir que todas as suas informações estejam seguras, o usuário deve conferir se seu antivírus está atualizado e se os softwares de proteção antispyware e firewalls estão funcionando normalmente. Também é aconselhado usar dispositivos e Wi-Fi próprios durante compras online, evitando computadores e redes públicas vulneráveis a invasões.

Vale prestar atenção também aos links com falsos descontos recebidos por WhatsApp ou e-mail. Mesmo quando a mensagem for de algum conhecido, desconfie e evite os golpes.

5. Faça prints da tela e salve informações de confirmação e entrega

Caso aconteça algum problema com seu pedido, é sempre importante ter todos os passos da compra registrados para facilitar, por exemplo, a comprovação de qualquer cobrança indevida. O ideal é fazer prints das telas desde o anúncio com o desconto até a página de confirmação e entrega do produto. Salve as imagens no computador e imprima uma cópia para ter sempre em mãos se precisar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Dia do Consumidor tem descontos em todo Brasil; aproveite