25 de abril de 2024

I Oficina para Declaração do Imposto de Renda será realizada na Uninorte

O curso de ciências contábeis da União Educacional do Norte (Uninorte) realizará a I Oficina para Declaração do Imposto de Renda, nos dias 16, 23 e 30 de março e 06, 20 e 27 de abril. O evento, que ocorrerá no laboratório 13 – bloco “B”, das 17h às 18h30, pretende estimular os estudantes a ingressarem no mercado de trabalho, a partir do aprendizado de técnicas de declaração do imposto de renda para a receita federal, inclusive produzindo-as. A Oficina também dará a oportunidade para que os acadêmicos possam elaborar o IRPF 2018 de amigos ou familiares.

De acordo com a coordenadora do curso, Valdiza Muniz, o aluno, ao elaborar o imposto de renda, será orientado pelo professor Anaury Gomes. “É importante salientar que o aluno será orientado, mas a responsabilidade pela conclusão e êxito da declaração será dele. Por isso é indispensável que ele leve para a Oficina todos os documentos necessários e ainda um Pen Drive para salvar o arquivo”.

Cada dia de Oficina será um período diferente. O aluno que desejar fazer o IRPF 2018 de um familiar ou amigo deverá estar com os seguintes documentos:

  • Última declaração de imposto de renda enviada para RFB, se for à primeira declaração ou declaração anterior não constar os seguintes documentos pessoais temos que ter a informação de: título de eleitor, data de nascimento, endereço atualizado e CPF de conjugue;
  • Dados da conta bancária para restituição ou débito de parcelas, se houver;
  • Nome, CPF (maiores de 8 anos), grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;
  • Atividade profissional executada atualmente;
  • Comprovantes de rendimentos: de instituições financeiras, salários, pró-labore, lucros, aposentadoria, pensão, pensão alimentícia, doações, heranças, livro caixa com cálculo de carnê leão e darfs (autônomos);
  • Documentos que comprovem a compra e venda de bens e direitos;
  • Informações e documentos de dívidas e ônus contraídas e/ou pagas em 2017;
  • Apuração mensal de compra e venda de ações darfs;

Pagamentos: recibos de pagamentos ou informe de rendimentos de planos ou seguro de saúde (CNPJ e indicação do paciente); despesas médicas e odontológicas em geral (CNPJ ou CPF e indicação do paciente); comprovantes de despesas com educação (CNPJ da empresa emissora); recibo de doações efetuadas; comprovante de pagamento do e-social empregada doméstica; comprovantes oficiais de pagamento a candidato político.

OBS: Levar Pen Drive para salvar arquivo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost