24 de abril de 2024

Acreana investe na criatividade e na arte do muralismo e diz: “Arte é vida”

Parte do atrativo de espaços públicos está na decoração personalizada. Além do planejamento arquitetônico, os detalhes na pintura e nos itens diferenciados fazem toda a diferença na hora de atrair a curiosidade das pessoas.

Débora Parrilha já atua profissionalmente com desenho e lettering há 17 anos/Foto: Reprodução

Uma das técnicas que mais se popularizaram nos últimos anos foi a do muralismo, estilo de trabalho se fortaleceu através das pinturas feitas no início do século XX no México. As técnicas do muralismo possuem estreita relação com a arquitetura, criando – através da produção artística – um novo efeito nos espaços.

Entre as artistas que investem nesse tipo de serviço está Débora Parrilha. Formada em Arquitetura e Urbanismo, a acreana, que já possui 17 anos de experiência com desenho, relatou à equipe da ContilNet sobre as experiências que moldaram seu interesse pelas atividades artísticas, além de destacar dicas para quem também deseja se aventurar profissionalmente na área.

Débora em parceria com a agência Tucupi Design, representada por Carolina Sgorla, no evento Resistência Graffiti/Foto: Reprodução

INÍCIO

“Desenho há 17 anos. Minha vida artística começou com 13 anos, quando uma amiga chamada Mariana Salomão me viu desenhando e começou a me incentivar, pois como já tinha feito curso e tinha algumas noções, achou que eu levava jeito. Foi então que eu comecei a estudar desenho na Escola de Artes Rivasplata, onde aprendi técnicas fundamentais. Eu e algumas amigas do Movimento Jovem Feminista (MJF) confeccionamos fanzines, o que me entusiasmava a estar sempre criando e opinando através de meus desenhos. Na época, entre 2001 e 2005, também participava de exposições pela Escola do Rivasplata, o que me levou a ter contato com o meio cultural e político de Rio Branco.”

“As ilustrações vêm para agregar valor aos ambientes”, disse a artista/Foto: Reprodução

CRESCIMENTO PROFISISONAL

“Como minha adolescência foi bem movimentada através do desenho, eu fiz o curso de Arquitetura e Urbanismo em Curitiba (PR), onde tive facilidade na área criativa por já estar envolvida com o mundo artístico. Mas também aprendi muita teoria e técnica, que me fizeram ter um embasamento profissional; pude adquirir uma grande bagagem de diversas áreas de conhecimento, que eu aplico até hoje em meu desenvolvimento criativo para execução de murais e identidade visual.”

SIGNIFICADOS AOS AMBIENTES

“As ilustrações, incluindo o Lettering (arte de desenhar letras), vêm para agregar valores ao ambiente. Tirar dele a monotonia, somar com os objetos da decoração, ou ainda trazer mais significado. Tudo isso possui o simples objetivo de fazer com que as pessoas se sintam bem, despertando nelas lembranças e emoções positivas. A arte do muralismo é de ampla interpretação, depende do contexto em que está inserida. Busco sempre produzir tendo um embasamento de pesquisas e conceitos arquitetônicos que ali foram projetados, ou seja, minha arte busca agregar valores ao espaço que ela vai ocupar. E se o espaço em que vou pintar é uma rua ou uma casa alugada, em que as pessoas não querem trazer grandes modificações, eu faço de todo possível para que minha arte traga este contexto, faça estas conexões e reflexão sobre o que estou querendo passar através da pintura. A arte é vida.”

Processo de pintura na Casa Instante/Foto: Reprodução

VARIEDADE DE TRABALHOS

“Trabalhei no Jornal Página 20 com a criação de quadrinhos e conheci um pouco mais desta vertente através do cartunista Daniel Cabral, e também conheci lideranças femininas do Acre que me levaram a criar ilustrações com esta temática. Quando retornei para Rio Branco em 2015, surgiu a oportunidade de trabalhar com arte, onde a demanda se iniciou com os queridinhos chalkboards (quadros negros, paredes lousa). Meus trabalhos nesta vertente podem ser encontrados na Allíti, Deck, Freguesia e Espetáculo. Minhas ilustrações também podem ser conferidas em alguns espaços como Amei, Casa Instante, Colégio Sigma e lojas na região de Curitiba. Tenho como parceiros o Tucupi Design, onde criamos juntos alguns trabalhos residenciais e comerciais, como as produções para o Loft Lounge Bar.”

Os desenhos também podem ser aplicados como decorações em residências. Foto: Reprodução

“TRAÇO MARCANTE”

“Eu conheci o trabalho dela pelo Instagram, e reconheci no olhar dela uma extensão da própria personalidade da artista. É possível identificar o trabalho dela em qualquer lugar. Essas ilustrações não possuem apenas valor estético, possuem carga emocional. É muito bom ter um trabalho que crie diálogo entre a artista e o cliente. Já conversamos sobre outros projetos que queremos desenvolver juntas, pois me encantei por essa originalidade e por esse traço marcante”, destacou a fotógrafa Nayara Menezes, criadora da Casa Instante e das ações do “Cada Instante de Você Vale Muito”.

“NÃO TENHA MEDO DE TENTAR”

Para quem tem aspirações artísticas, Débora enfatiza que desenhar “não é necessariamente um dom”, e que muito do sucesso de profissionais nessa área vem da prática e do aperfeiçoamento constantes: “Desenhar requer empenho, estudo, prática e persistência. Desenhar é técnica, e se torna muito mais fácil quando existe um embasamento, seja ele na forma de aulas presenciais ou na forma de livros e tutoriais na internet. Se você tem um bom embasamento e aprende a noções básicas de desenho – proporções, perspectivas, luz e sombra –, além de saber diferenciar os materiais adequados para a vertente que deseja seguir, com o tempo sua técnica e estilo serão desenvolvidos. Não tenha medo de tentar”.

Muralismo vem se popularizando em diversos espaços de Rio Branco/Foto: Reprodução

Para conferir as produções de Débora ou solicitar os serviços da artista, entre em contato através do perfil @dparrilha no Instagram.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost