Quatro em cada dez casos de câncer poderiam ser evitados, diz estudo britânico

De cada dez casos de câncer registrados no Reino Unido, quatro poderiam ser evitados se os britânicos fizessem mudanças em seus estilos de vida, como consumir menos álcool, abandonar o cigarro e perder peso, entre outras medidas. Novos dados divulgados pelo instituto Cancer Research UK mostram que mais de 2,5 mil casos da doença por semana são evitáveis, sendo o tabaco e a obesidade os principais fatores.

— O câncer de pulmão responde por mais da metade dos casos da doença relacionados com o fumo, mas são registrados anualmente milhares de casos de câncer de bexiga, esôfago e intestino apenas para nomear alguns — explicou Katrina Brown, líder do estudo, ao Guardian.

Contudo, os pesquisadores ligam o alerta para a obesidade. Enquanto o número de novos casos da doença relacionados com o tabaco diminui cerca de um ponto percentual ao ano — de 19,4% do total de casos em 2011 para 15,5% em 2015 —, por causa da redução no número de fumantes, o número de cânceres provocados pelo excesso de peso vem aumentando. Em 2011, eles representavam 5,5% dos casos em 2011, contra 6,3% neste último levantamento.

O cigarro responde por 15% dos novos casos de câncer no Reino Unido – JOE KLAMAR / AFP

— Esses números mostram que a batalha para vencer os cânceres relacionados com o fumo está longe do fim, mas a queda no número de fumantes mostra que as estratégias de prevenção estão funcionando — destacou Linda Bauld, pesquisadora do instituto. — A obesidade é uma grande ameaça a saúde agora, e a situação só vai piorar se nada for feito.

Em 2015, o tabaco foi responsável por cerca de 54,2 mil novos casos de câncer no Reino Unido. Já a obesidade está relacionada com 22,8 mil novos casos da doença. Segundo o instituto, a obesidade provoca 13 tipos diferentes de câncer, incluindo no intestino, nos rins, no útero e nas mamas. A terceira maior causa evitável de câncer é a exposição à radiação ultravioleta do Sol e câmaras de bronzeamento, que provocam cerca de 13,6 mil casos de câncer de pele por ano, 3,8% do total.

Outras causas evitáveis são o consumo de álcool e o consumo insuficiente de fibra, responsáveis por 11,9 mil e 11,7 mil casos de câncer, respectivamente, e a poluição do ar, culpada por 3,6 mil cânceres de pulmão por ano.

— Levar uma vida saudável não garante que uma pessoa não tenha câncer, mas aumenta as chances a seu favor. Estes números mostram que cada um de nós pode tomar medidas positivas para ajudar nosso risco individual para a doença — comentou Harpal Kumar, diretor executivo do instituto Cancer Research UK. — Esta pesquisa demonstra claramente o impacto do fumo e da obesidade no risco de câncer. Prevenção é a forma mais eficiente de combater o câncer.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Quatro em cada dez casos de câncer poderiam ser evitados, diz estudo britânico