Bem vinda ao Acre, presidente Dilma Rousseff (*)

“Curiosamente” a visita, ao Acre, da presidente da República, Dilma Rousseff, inicialmente, programada para quarta-feira, 11, e, adiada para sexta-feira,13, recuada e reconfirmada para hoje,11, a exemplo da anterior – mas, nem tanto quanto… –,se dá imprevistamente. Quase ano atrás, em 15 de março; ou seja, também, no “inverno”, a vinda da presidente era em solidariedade à gente, isolada do Brasil, via terrestre, com o transbordo do Rio Madeira em trechos daBR-364, em Rondônia; então, programado roteiro único da presidente.

Agora, não fosse a enchente histórica do Rio Acre, a maior de todos os tempos, a presidente não estaria no pobre, e promissor Acre, novamente.

“Conspirações” de São Pedro, trazem a presidente no Acre; e não só casualmente.

Para o político pemedebista histórico, Pedro Simon (RS), o ex-presidente FHC (1995-1998/1999-2002)não sabia dizer não a ninguém; nemao atual 1o vice-presidente do Senado (“Amigo-da-onça”), ex-(des)governador do Acre (o “bom menino”, promotor de salamaleques, e, que,enganava o tucano-mor, constantemente…

LULALAU, antes, e durante sua triste passagem no Planalto (2003-2006/2007-2010), muitas vezes veio ao Acre; e atendia os pleitos do ex-(des) governador, e de seu sucessor, nos (des)governos do Acre até os 2010 – às vezes em acintosos desmandos… – e tudo, prontamente!

A missão é (de) debater-ac24horas (31.05.12); citado em A missão é (de) debater, ainda-contilnetnoticias):

(…) Edificações oficiais em áreas alagáveis… Obras insondáveis… O Conjunto Habitacional Vale do Carandá, Sobral, na Capital (obra do governo do Acre (recursos da União (Minha Casa, Minha Vida))), habitado em 2011, um caso. Quanto descaso.

Os MP’s Federal e Estadual – Guardiões da Sociedade e Lei – precisam de atitude. Ou perdem a virtude. (…)

No Carandá, novo alagamento em 2015; de quase 1,50 m – malfeito, no presente, impunemente, ainda… O (des)governo do “Povo” do Acre (2011-2014); em 2015, do “Novo” (Velho) Acre, deve explicações à sociedade. Por que os MPAC e MPF não tomam atitude?

Com os malfeitos, reiteradamente, tem dito não compactuar, a presidente! Essa questão do Carandá é candente.

Os “abrigados” no Carandá, constantemente alagados, precisam urgentemente ser remanejados dessa área de risco na qual foram oficialmente instalados. Não é lúcido negar essa realidade. Aí não dá né! É apurar responsabilidades. Além de incapacitação, teria havido, ainda, corrupção; ou não.. O brado é do cidadão!

Sábado, 07, o Rio Acre vaza, 17, 51 m, às 6:00 hs. A 2a ponte, Coronel Sebastião Dantas volta a funcionar; a metálica, Juscelino Kubitschek, livre de entulhos, é liberada; a limpeza no calçadão da Gameleira, etc., a começar.

Domingo, 08, o rio continua vazar. 16,90 m às 6:00 hs. E um rotineiro cenário: comerciantes tradicionais (sucessores) limpavam suas lojas na Gameleira… 16,70 m, às 19:00 hs. A presidente da República a discursar… Abaixo vamos falar…

Segunda-feira, 09, o rio a 16,60 m, às 6:00 hs.; terça-feira, 10, a 14,42 m, às 9:00 hs. Nesta quarta-feira, 11, 14,34 m, às 6:00 hs. A cidade com partes ainda alagadas – a cota de transbordo é 14,00 m, a de alerta, 13,50 m. A montante, do Alto Acre, muita água a rolar. A jusante o Rio Purus a transbordar. Pode vir nova cheia… E se vier sem desaforar o Senhor. A gente tem violado as “casas” dos Rios? (contilnetnoticias). Eis a questão.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP), na sua reestreia na Folha de S. Paulo, em artigo: “a presidente – “economista”… (acrescenta-se) – fez “ouvidos moucos” aos conselhos de Lula (LULALAU, para o autor), quanto à recondução da política econômica aos trilhos”. Aos trilhos do “tucanês”…

A presidente patinou na maionese, ao desconsiderar lição, de exemplar democracia. A da Inglaterra. Uma governança responsável se escora em duas vigas mestres: sanidade nas finanças (equilíbrio fiscal/financeiro), e a santidade dos contratos. A dublê de colunista e parlamentar nutre rancor pela presidente; nessa peleja, duela com ex-senadora acreana (PT) (da cozinha antropóloga, de governo sociólogo no Planalto, no final do século passado). Ambas menos prestigiadas pelo ex-presidente que Dilma Rousseff, mais competente.

Felizmente, a presidente não é, intelectualmente, cativa ao ex-presidente…

A presidente Dilma, em discurso em homenagem ao Dia da Mulher, imputou o descontrole da inflação, e crescente descontentamento da sociedade brasileira à crise internacional; e seca intensa, que tem assolado muitas regiões do Brasil.
No Acre e região, tem pregado o autor, presidente, não falta chuva/sol. Não há secas nem geadas. Dos lugares à plantação e criação, não há melhor no Brasil!
Assim, presidente, nossa região é abençoada ao ruralismo. Se aqui houvesse mais produção no campo, a atual e prolongada seca não teria sido tão sentida pelos brasileiros; e tampouco crises internacionais afetariam tanto o Brasil.

No texto acima citado, presidente, ainda:

(…) A Lei é Democrática em sintonia com o lugar da Gente. É quem sente.

Nas cidades se “reside” sem condições. Nos campos veda-se o plantio nos espigões.

Pelo novo Código Florestal os produtores rurais são condenados a preservar reserva legal em suas propriedades (80% na Amazônia, menor no resto do país e inédita no mundo). Exceção aos pequenos pela razão de em toda Federação não haver cooperativas de camponeses… Os ruralistas são punidos no labor campestre, ainda que em agro-ambientes propícios. E merecem auspícios.

Ao Homem do Campo acreano falta liderança. Perdeu até a esperança. É punido. Perseguido. Só enfrenta dificuldades. Nas terras da Bolívia, mais facilidades.
Viceja a farsa de nocivas invenções. Incendiárias armações. Até em terras da Bolívia, há meio século, ocupadas por brasileiros, na divisa de Capixaba, AC, Brasil. Coisa de 1o de abril.
A perseguição política e corrupção do vianismo, não é somente na reforma agrária “a cargo” do INCRA – e a patrimonialista, clientelista e eterna Presidência da FAEAC, convenientemente submissa ao poder. É de doer. A anterior da OAB/AC, tema de artigo: Tô nem aí. Articulista, dinâmica Presidência reeleita, etc.: Ninguém tá nem aí.
Não dá pra tolerar. É de lascar. Precisam-se líderes Guerreiros. Não cordeiros.
A tirania do florestismo é sufocante. Revoltante. Empate ao Progresso. Avanço do retrocesso. O império do governo do mal não presta. É Guerra ao totalitarismo da floresta.

Floresta não é para oprimir a Gente. É semente. É fonte e não meio de vida. A terra semeada gera mais Renda, Trabalho e Comida.

O Acre – 90% do território em florestas, 80% no domínio público –, o opressor e brutal latifundiário. Privatizar parte dessas terras sob florestas, abençoadas à plantação e criação, e convertê-las em Campos Alegres, em favor da Dignidade do Homem do Campo e da Cidade não é debate reacionário.
É a conscientização de uma Nova Promissão! O debate: a Missão! Debater o debate! O bom combate! (…)

Presidente Dilma, acerca de agronegócio – não é coisa de rico, é de gente! –, no Acre, tenha “ouvidos moucos” aos (Des)Governos no Acre (contilnetnoticias e ac24horas). Desde o milênio passado, são alinhadíssimos à “líder” da Rede Sustentabilidade (Pegadinhas…) (ex-senadora e ministra petista do Meio Ambiente, candidata a presidente do Brasil, derrotada em 2010 (PV) e 2014 (PSB)). Eles, e outros empedernidos obtusos da turma do breu, são obstinados obscurantistas de seu tempo; tristemente, mui compenetrados promotores do revoltante atraso secular, há quartel de século, desgraçadamente a imperar no Acre – a afligir a gente!

A causa é do Brasil-parte IV (O RIO BRANCO-abril/2011) concitava a presidente Dilma Rousseff, criada com os pés no barro, vir conhecer o promissor ruralismo acreano. E, agora, a senadora, Kátia Abreu (PMDB-TO), ministra da Agricultura – guindada ao cargo dada sua competência, liderança, e amizade com a presidente –, entusiasta da agropecuária acreana, naturalmente, presente.

Se a presidente Dilma ouvir os conselhos da lúcida presidente licenciada da CNA, a colheita será farta. A luminosidade de seu pensamento é prodigiosa semente!

Presidente, é preciso liderança e incentivo ao cultivo de princípios e valores pela sociedade. Clama a Nação! Volte ao Acre outras vezes, e ponha os pés no barro. O Brasil é sertanejo; a democracia ao bem comum; e a vida só no festejo!

(*) Ildefonso de Sousa Menezes, produtor rural, 65; 41 anos no Acre. É Advogado do Brasil (filiado ao PMDB, em 2001).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Bem vinda ao Acre, presidente Dilma Rousseff (*)