Primeiro Encontro dos Municípios de Fronteira do Acre é realizado pelo Condiac

Prefeito Betinho fala durante reunião com gestores do Alto Acre

Prefeito Betinho fala durante reunião com gestores do Alto Acre

O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre (Condiac) realizou durante os dias 19, 20 e 21 de Agosto o I Encontro dos Municípios de Fronteira, sediado na cidade de Plácido de Castro. O evento teve por objetivo discutir políticas para viabilizar e ou melhorar o desenvolvimento dos municípios da faixa de fronteira e contou com a participação de prefeitos, vereadores, representante da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Departamento de Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações e Exército Brasileiro.

O presidente do Consórcio, o prefeito da cidade de Assis Brasil, Humberto Filho (PSDB), fez a abertura do evento e destacou a importância dos debates para os gestores, “Esse encontro nos ofereceu um grande leque de informações, principalmente no tocante à busca de recursos em Brasília, mas também foi uma oportunidade que os gestores tiveram de expor as problemáticas vividas em cada uma das cidades de fronteira e assim buscarmos juntos uma solução,” disse Humberto.

Vale destacar que o consórcio conta com 11 prefeituras associadas e é o principal meio pelo qual o governo federal vem disponibilizando recursos. Os municípios que se localizam em áreas fronteiriças e participaram do encontro foram: Assis Brasil, Capixaba, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Acrelândia, Plácido de Castro, Bujarí, Manoel Urbano, Santa Rosa e Porto Acre.
congiac2
Durante todo o encontro foram realizadas palestras com diversas pautas, dentre elas o Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNAC), apresentada pelo tenente-coronel Rêgo Barros, do Exército Brasileiro, que abordou sobre sua implementação nos órgãos públicos nacionais. Outra palestra importante foi sobre o Plano Nacional de Inclusão Digital, apresentada pelo Secretário de Inclusão Digital, Jefferson D’ávila de Oliveira; e a palestra sobre políticas públicas do governo federal para a Faixa de Fronteira, ministrada por Alexandre Peixoto que é representante do Diretor de Desenvolvimento Regional, dentre outras.

No último dia do evento, foi dado a oportunidade para cada prefeito falar sobre as expectativas dos municípios, bem como os principais problemas enfrentados e a importância das palestras como canal de informações para a busca de recursos nos ministérios em Brasília. (Assessoria)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Primeiro Encontro dos Municípios de Fronteira do Acre é realizado pelo Condiac