Deputada cobra trafegabilidade nos ramais para que produção rural seja escoada

Deputada Eliane Sinhasique

Deputada Eliane Sinhasique

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quarta-feira (26), para cobrar trafegabilidade nos ramais para que a produção rural seja escoada e estudo do solo para que este seja melhor utilizado.

“Poderíamos ter aqui uma maior produtividade, uma melhor utilização do solo. A gente ouve falar em aumento da produção, mas não se discute a produtividade da terra. Temos produtores rurais produzindo em pequena escala por conta da pouca trafegabilidade dos ramais”.

Grande parte dos ramais não dão condições de tráfego para que a produção seja retirada e comercializada. Frutas, legumes e até madeira estragam na zona rural.

Para exemplificar o que disse, Sinhasique denunciou que foram alocados R$ 2.504.778,43, no Contrato 2228/OC-BR, para fazer a abertura e a manutenção de 15 km de ramais na Floresta Estadual do Antimary e não foram feitos nem 5 km.

“Estive na reserva do Antimary há 15 dias. O ramal não foi feito e o dinheiro se perdeu pelo meio do caminho. É complicado! Dinheiro tem, mas não é utilizado. Resta saber onde está o dinheiro. Por falta de trafegabilidade, quase 3 mil m³ de madeira apodreceram na Floresta”.

Sem gerência

Outro assunto grave colocado em pauta pela deputada, foi que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Acre (INCRA/AC) está há 3 meses sem superintendente.

“Como pode um órgão como o Incra ficar tanto tempo acéfalo, sem gerência? Será que aqui no Acre não temos pessoas qualificadas para responder por reforma agrária, por abertura e manutenção de ramais?”, criticou. (Assessoria)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost