Déficit de policiais no país assusta; Acre tem um policial para cada 450 habitantes

O Acre está dentro da média de um policial para cada 450 habitantes recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A informação é com base em um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo, intitulado “Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014”, utilizou dados dos 26 estados e Distrito Federal.

Além do Acre, outros 9 estados têm um efetivo que esteja de acordo com a média. O primeiro da lista é o Distrito Federal, com um policial para cada 194 habitantes, seguido por Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Tocantins, Amazonas e Paraíba.

O Acre é, portanto, o terceiro estado do país com maior número de policiais por habitante.

Situação no país

Uma publicação da revista Exame sobre o assunto aponta que, hoje, a média do Brasil é de um policial para cada 473 habitantes. Para o país estar dentro da média, precisaria ganhar 20 mil policiais em seu efetivo da Polícia Militar.

“A meta da ONU só seria atingida, no entanto, se houvesse uma redistribuição de todo o efetivo pelos estados. De 27, são 17 unidades federativas que estão abaixo da média”, diz a publicação.

O estado que se encontra na pior situação é Maranhão, com um policial para cada 881 habitantes. Neste caso, precisar-se-ia praticamente dobrar seu efetivo de servidores e contratar 7.384 policiais.

Com informações do Exame

Veja os índices de todos os estados

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost